PP afasta ministro André Fufuca após decisão de permanecer no governo Lula
Sigla também anunciou intervenção no diretório do Maranhão; União Brasil avalia expulsão de Celso Sabino pelo mesmo motivo

O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, anunciou nesta quarta-feira (8) o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), das funções partidárias. A decisão ocorreu após o ministro confirmar que continuará no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contrariando a orientação da executiva nacional do partido. O PP informou que Fufuca perde o direito de participar das decisões da sigla e será retirado do comando estadual do partido no Maranhão.
“O partido reitera que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”, diz o comunicado. A medida ocorre dias após Fufuca afirmar publicamente, em evento com Lula no Maranhão: “Eu estou com Lula.” No mesmo contexto, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), também anunciou que seguirá no cargo, desafiando a direção de seu partido — que agora avalia um processo de expulsão por infidelidade partidária. A crise entre PP, União Brasil e o governo federal reflete o reposicionamento político das legendas diante das eleições de 2026.