PR-323 terá três novas praças de pedágio e duplicação completa; leilão previsto para Setembro
As praças serão instaladas após estudos de tráfego, e duas delas estarão no entorno de Umuarama. Além disso, está prevista a duplicação de toda a rodovia pela concessionária que vencer o leilão

A PR-323, que integra o lote 4 de concessões de rodovias no Paraná, contará com três novas praças de pedágio, conforme projeto elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As praças serão instaladas após estudos de tráfego, e duas delas estarão no entorno de Umuarama. Além disso, está prevista a duplicação de toda a rodovia pela concessionária que vencer o leilão. Segundo o projeto, as novas praças serão implantadas nos seguintes pontos:
Jussara (km 190)
Cianorte (km 236)
Umuarama (km 310)
A praça existente em Sertaneja (km 2), que faz parte do lote 3, também será reativada. Já quem se deslocar em direção a Guaíra, na fronteira com Mato Grosso do Sul e Paraguai, encontrará mais uma praça na BR-272, no km 530, em Francisco Alves. Essa cobrança adicional pode encarecer as tradicionais viagens para compras no país vizinho.
Previsão de Custos
Ainda não há valores oficiais definidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). No entanto, cálculos preliminares indicam que o trecho de 150 km entre Umuarama e Maringá poderá custar cerca de R$ 70 (ida e volta). A Estrada Boiadeira (BR-487) surge como uma alternativa para reduzir o número de pedágios, mas pode não ser tão econômica, dependendo do destino final. Em alguns casos, o percurso pode ser mais longo, anulando a economia prevista.
Leilão e Duplicação da Rodovia
O leilão para a concessão da PR-323 está previsto para setembro, conforme calendário do Ministério dos Transportes. Atualmente, o projeto está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU), e o edital deve ser publicado entre maio e junho.
Além da PR-323, o lote 4 abrange trechos de outras sete rodovias estaduais (PR-182, 272, 317, 444, 862, 897 e 986) e três rodovias federais (BR-272, 369 e 376), totalizando 628 km de rodovias privatizadas.
Dificuldades no Acompanhamento das Obras
Com a inclusão da PR-323 no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, as tratativas deixaram de ser feitas diretamente com o Estado e passaram a ser conduzidas pelo Ministério dos Transportes. Segundo Sérgio Frederico, presidente da Comissão de Duplicação de Umuarama, isso dificultou o acompanhamento das obras, já que a rodovia foi tratada de forma genérica nas audiências públicas e não com foco exclusivo nas necessidades da PR-323. Com informações: site Obemdito / jornalista Carlos da Cruz