PR é líder nacional em alimentos orgânicos com 16% da produção

Culturas sem agrotóxicos podem ser tratadas com técnicas agroecológicas e evitam contaminação dos produtos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Paraná é líder nacional em alimentos orgânicos com 16% da produção. Na foto, Adair Andrade | © Roberti Dziura Jr/AEN

O Paraná tem cerca de 4 mil produtores orgânicos, o que representa 16% dos agricultores com produção sem agrotóxicos certificados do país, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É uma rede que reúne milhares de pessoas que acordam cedo e trabalham de sol a sol para garantir, por exemplo, frutas e verduras frescas nos supermercados e feiras, além de incentivar uma mudança comportamental na sociedade, uma exigência desse século.

PR registrou mais de 2 mil casos de tuberculose em 2022

AGROTÓXICO – Apesar disso, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreendeu 7 vezes mais agrotóxicos no último ano do que em 2021.

Segundo a corporação, a maioria dos produtos apreendidos são de uso proibido no país. Edivan José Possamai, engenheiro agrônomo do IDR-PR, pondera que a utilização de agrotóxicos pode ser reduzida com práticas agroecológicas de cultivo.

Ele explica que a produção agroecológica substitui técnicas nocivas de uso de agrotóxicos para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas por técnicas de manejo.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9