Prazo de inscrições para participar das comissões do Promic é prorrogado em Londrina
De acordo com a diretora de Incentivo à Cultura da SMC, Sonia Dias, a prorrogação foi definida junto à presidência do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) com o objetivo de permitir que mais pessoas tenham conhecimento do edital e possam se candidatar

O prazo para inscrições de candidatos interessados em compor as comissões de seleção do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) foi prorrogado por um mês, até o dia 30 de maio, às 23h59. A decisão da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) busca ampliar e democratizar a participação da sociedade no processo de seleção. Para se candidatar, é necessário possuir cadastro na plataforma Londrina Cultura e realizar a inscrição pelo site oficial, anexando o currículo pessoal. Os candidatos devem, preferencialmente, ter alguma relação com a área cultural.
De acordo com a diretora de Incentivo à Cultura da SMC, Sonia Dias, a prorrogação foi definida junto à presidência do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) com o objetivo de permitir que mais pessoas tenham conhecimento do edital e possam se candidatar. “Os novos indicados para a comissão iniciarão as atividades nos próximos editais do Promic”, afirmou.
Pela primeira vez, a população londrinense poderá participar diretamente das comissões responsáveis pela análise de projetos do Promic. São elas a Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC) e a Comissão de Análise de Programas e Projetos Estratégicos (CAPPE). Ambas serão formadas por representantes da sociedade civil, selecionados através do processo de inscrição e indicados pelo CMPC, e também incluirão membros do poder público. A participação é voluntária, com mandato de dois anos e possibilidade de recondução. A CAPC é composta por cinco membros titulares e dois suplentes, enquanto a CAPPE abrange três titulares.
Entre os requisitos para integrar as comissões estão: reconhecida idoneidade e capacidade técnica; não participar de projetos inscritos nos editais em análise; não ter mantido vínculo com entidades participantes nos últimos cinco anos; não possuir parentesco até o terceiro grau com proponentes de projetos; e disponibilidade para participar de reuniões vespertinas pelo menos uma vez ao mês e três vezes por semana durante os processos de seleção. A lista dos candidatos será levada à reunião do conselho para que os aceitos sejam indicados, conforme previsto no Sistema Municipal de Cultura. Com informações do N.Com.