Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada na terça-feira em Londrina
A participação será aberta à comunidade, desde que o interessado tenha algum tipo de vínculo com a pauta das Pessoas com Deficiência (PCD), sejam profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, familiares ou representantes de entidades e instituições voltadas à causa

Na próxima terça-feira (14), das 14h às 18h, será realizada a etapa preparatória da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Rua Benjamin Constant, 800). O encontro tem como objetivo reunir grupos de trabalho para elaborar as propostas que irão compor o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A participação será aberta à comunidade, desde que o interessado tenha algum tipo de vínculo com a pauta das Pessoas com Deficiência (PCD), sejam profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, familiares ou representantes de entidades e instituições voltadas à causa. As inscrições devem ser feitas previamente, por meio de formulário on-line, e não há limite de vagas.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Adrielly Ganeo, a proposta da pré-conferência é garantir ampla representatividade na construção das diretrizes municipais. “Toda a comunidade vai poder participar da elaboração deste Plano Municipal. Nós estaremos divulgando para que todos que tenham ligação, que entendam, sejam profissionais da área, tenham alguma entidade, um filho com deficiência ou que se interessem pelo tema possam estar conosco. Além disso, convidamos diversas autoridades que compõem essas pautas também”, explicou.
No momento da inscrição, será necessário escolher um dos três grupos temáticos que orientarão as discussões da pré-conferência. O primeiro grupo irá abordar a Assistência Social, Previdência, Emprego e Renda. O segundo irá tratar das pautas de Saúde, Obras e Planejamento Urbano. Enquanto o terceiro ficará com a Educação, Esporte e Cultura. Os grupos terão a tarefa de identificar demandas, propor melhorias e apontar políticas públicas a serem discutidas na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá no dia 24 de outubro, das 10h às 18h, na sede Lauro Fernando Zanetti da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Londrina (Rua Professor João Cândido, 344).
Segundo Ganeo, o processo será coletivo e participativo, com resultados diretos na formulação do plano final. “Os três grupos irão colaborar na elaboração do Plano Municipal, realizando uma construção coletiva. Cada um vai trazer situações, políticas públicas, pautar o que precisa de melhorias ou de evolução, e também reconhecer o que já está acontecendo, mas ainda pode ser aprimorado. No final, o Conselho reunirá todas as propostas e elaborará o corpo do projeto que será lido e votado na conferência. A partir dessa votação, ele se tornará o Plano Municipal de Londrina”, detalhou.
Conferência Municipal – A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá como tema central “Os Direitos da Pessoa com Deficiência e a Importância do Conselho Municipal na Garantia da Cidadania”. O encontro pretende sensibilizar a sociedade sobre o papel do CMDPD como instância de controle social e fortalecimento das políticas públicas, além de debater e propor ações voltadas à inclusão, acessibilidade e garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Com informações do N.Com.