Prefeito Tiago Amaral anuncia contratação de mais de 200 professores e técnicos para a Rede Municipal de Ensino
Por meio de concursos públicos vigentes, serão chamados 67 professores da Educação Básica e de Educação Física, além de 137 técnicos de gestão pública para desempenhar funções administrativas. A novidade foi confirmada em reunião realizada no gabinete da Prefeitura

Uma importante notícia para a área educacional foi dada pelo prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), na segunda-feira (02), quando houve o anúncio da contratação de 204 profissionais que passarão a atuar na Rede Municipal de Ensino. Por meio de concursos públicos vigentes, serão chamados 67 professores da Educação Básica e de Educação Física, além de 137 técnicos de gestão pública para desempenhar funções administrativas. A novidade foi confirmada em reunião realizada no gabinete da Prefeitura, contando com a presença da secretária municipal de Educação, Vânia Freitas da Costa, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Fábio Molin, e da vereadora Flávia Cabral, líder do Executivo na Câmara Municipal.
Nas próximas semanas, terá início o processo de convocações dos candidatos pelos concursos municipais nº 142/2022, nº 179/2022 e nº 023/2024, que abrangem, respectivamente, os cargos de professor da Educação Básica, professor de Educação Física e Técnico de Gestão Pública. A indicação da SME é para contratação imediata. Para o prefeito Tiago Amaral, colocar mais professores nas salas de aula e fortalecer o quadro de servidores da Educação é um compromisso da gestão e significa cuidar melhor dos estudantes e suas famílias, valorizando também os profissionais da área.
“Estou muito feliz pelo anúncio de hoje, é uma conquista de todos e que precisa ser dividida. Estamos conseguindo preencher agora todas as vagas para professores que estavam abertas em concursos, além de suprir posições para profissionais que trabalharão em cargos administrativos. Também tivemos hoje o lançamento do projeto inovador e disruptivo chamado Pró-REDE, em parceria com a HUTEC, pelo qual 90 professores foram contratados para dar suporte a alunos com condições neurodivergentes. Isso garante um novo modelo de atendimento e também libera educadores que faziam função de apoio para que possam atuar em sala de aula. São avanços relevantes que fazem Londrina avançar para ser cada vez mais referência em educação”, celebrou.
Ainda segundo o prefeito, os diálogos com o Sindserv foram importantes e produtivos durante a viabilização das novas contratações. “Os debates com o Sindserv são essenciais, pois eles são a representação e voz dos servidores, nos ajudam a enxergar e entender mais amplamente vários pontos. Temos mais de dez mil servidores municipais em Londrina, e nem sempre é possível sabermos todos os detalhes da realidade de cada local. As conversas são positivas e reforçam a importância de dialogar em prol de bens maiores, com planejamento e seriedade para alcançarmos os resultados”, observou.
A secretária municipal de Educação, Vânia Freitas, frisou que esse pacote de contratações contribui para melhorar a qualidade dos atendimentos e mostra a preocupação que a atual gestão tem com o ensino público. “Estamos olhando para toda a rede, não somente para os alunos. O prefeito Tiago Amaral tem esse olhar sensível para identificar as demandas e trazer soluções, tendo entendido a necessidade de reposição e agora fazendo essa chamada que efetivará 67 professores e 137 técnicos de gestão. Hoje é um dia bastante especial e marcante, um anúncio aguardado por muitos candidatos aprovados nos concursos e pelas unidades escolares. Iremos suprir as vagas analisando as principais prioridades, com educadores e técnicos atuando nas escolas e também podendo atuar na própria Secretaria, conforme as demandas”, comentou.
O presidente do Sindserv, Fábio Molin, também comemorou o anúncio do reforço de servidores na Rede Municipal de Ensino, enfatizando ser um momento de relevância para o ano letivo que terá início. “Não poderíamos ter uma notícia melhor para começar o ano de 2026 na Educação. É dia de parabenizar o prefeito e sua equipe por trazer mais contratações. Esse lote é grande de novos servidores que irão compor as equipes das escolas e trazer desafogo e mais tranquilidade às unidades. A rede municipal é grande e as demandas sempre são crescentes, então continuaremos exercendo nosso papel de cobrar, dialogar e propor melhorias. Quanto mais servidores ativos concursados trabalhando, maior a contribuição também com a Caapsml e reforço ao caixa da previdência municipal. O projeto do Pró-Rede lançado hoje é outra conquista importante que poderá gerar frutos bons à Educação e à comunidade, e acompanharemos sua execução”, afirmou. Com informações do N.Com.

