Prefeitura anuncia que plano de contingência reduz tempo de espera no PAI em Londrina
Medidas adotadas pela Prefeitura para enfrentar aumento das síndromes gripais infantis diminuíram fila de atendimento de seis horas para cerca de uma hora e meia

A Prefeitura de Londrina divulgou que as ações emergenciais adotadas pela administração muncipal para enfrentar o aumento dos casos de síndromes gripais entre crianças já começaram a apresentar resultados positivos no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o tempo de espera no Pronto Atendimento Infantil (PAI), na região central da cidade, caiu de cerca de seis horas para aproximadamente uma hora e meia após a implantação do plano de contingência. Nas últimas semanas, a combinação entre queda de temperatura e baixa cobertura vacinal elevou significativamente a procura por atendimento pediátrico nas redes pública e privada de saúde. Mesmo com reforço nas equipes médicas, o PAI chegou a registrar filas recordes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, a situação segue sendo monitorada diariamente pela gestão. “Seguimos trabalhando com responsabilidade, agilidade e compromisso com nossas crianças”, afirmou. Entre as medidas já implantadas estão a contratação de 50 consultas extras diárias em parceria com a Santa Casa de Londrina, distribuição de máscaras nas unidades de pronto atendimento, monitoramento dos vírus circulantes, divulgação semanal de boletins epidemiológicos e intensificação da vacinação.
A Prefeitura também informou que novas ações devem ser implementadas nos próximos dias, incluindo a ampliação do número de consultas pediátricas e atendimento especializado em duas Unidades Básicas de Saúde. Outro avanço foi a reorganização do fluxo de atendimento nas unidades. Atualmente, os cidadãos conseguem acompanhar online o tempo de espera e a duração média dos atendimentos por meio de um painel digital disponível na internet e em telas instaladas nas recepções das unidades.
Vacinação segue abaixo do esperado
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80% das crianças entre 6 meses e 6 anos ainda não receberam a vacina contra a gripe neste ano, apesar da campanha ter começado em março. Somente nas últimas 24 horas, o PAI realizou 650 atendimentos, sendo que mais da metade estava relacionada a doenças respiratórias. Para ampliar o acesso à imunização, a Prefeitura realizará neste sábado (30) ações de vacinação no posto de saúde do Jardim Santiago, no Boulevard Londrina Shopping e no CRAS Norte A. A vacinação também segue sendo realizada em escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação.
Cuidados no período de frio
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou ainda orientações importantes para evitar a propagação de vírus respiratórios, como higienizar frequentemente as mãos, usar máscara em caso de sintomas gripais, manter ambientes ventilados e evitar contato com idosos, gestantes e crianças quando estiver doente. A enfermeira Gabriela Curan destacou que sintomas como falta de ar, febre persistente e dificuldade respiratória exigem atendimento médico imediato.

