Prefeitura apresenta resultados das ações de limpeza e plano de recuperação dos Lagos Igapó
Além do balanço das medidas já executadas, o secretário apresentará os dados mais recentes da análise da qualidade da água, elaborada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, apresentará na tarde desta sexta-feira (10), no Lago Igapó 1, para apresentar os resultados iniciais das ações de retirada das plantas macrófitas dos lagos da região. Durante o encontro, também será divulgado o novo plano de ação integrado da Prefeitura de Londrina, com participação da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e outros órgãos municipais.
Além do balanço das medidas já executadas, o secretário apresentará os dados mais recentes da análise da qualidade da água, elaborada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As equipes da SEMA e da CMTU vêm atuando há dias na remoção das alfaces-d’água, plantas aquáticas que se espalharam por diversos trechos do Lago Igapó. O trabalho começou no Igapó 2 e será ampliado para os lagos 3 e 4. Mais de 15 servidores participam da operação, que inclui a instalação de uma tela de contenção para evitar que as plantas avancem para os lagos Igapó 1 e 2.
As fortes chuvas dos últimos dias também contribuíram para melhorar a aparência da água, que passou a ter coloração mais amarronzada — reflexo da redução de micro-organismos responsáveis pelo tom esverdeado e pela proliferação de algas. O acúmulo de macrófitas é considerado um sinal de desequilíbrio ambiental, causado principalmente pelo excesso de nutrientes na água, o que reforça a importância das ações contínuas de monitoramento e recuperação do Lago Igapó.