Prefeitura de Cambé inicia implantação de sistema fiscalização de trânsito
Foto: Gisele Cabrera/Prefeitura de Cambé

Dando sequência às medidas para melhorar a segurança e organização da cidade, a Prefeitura de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, iniciou a implantação da fiscalização de trânsito com novos agentes e equipamentos de fiscalização eletrônica.

Inicialmente, estarão em atuação seis agentes municipais de trânsito, que foram aprovados em concurso em 2023 e terminaram recentemente o treinamento obrigatório de mais de 200 horas, sendo parte da preparação para o início das atividades de fiscalização.

Agora, os profissionais participam de campanhas educativas e de orientação com a população, para só então iniciar, de fato, a fiscalização nas vias municipais. Paralelamente, um trabalho de educação de trânsito terá início nas escolas municipais, com a distribuição de uma “mini-multa” para os alunos aplicarem em pais que cometerem deslizes ao volante como forma de levarem a discussão sobre segurança no trânsito para dentro de casa.

Ao mesmo tempo, a fiscalização eletrônica também começará a ser implantada. Estão em instalação equipamentos de fiscalização de avanço de sinal vermelho, avanço sobre a faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade. Ao todo, os dispositivos serão instalados em 18 pontos da cidade escolhidos através de um estudo técnico, verificando os locais de maior índice de acidentes, acidentes graves e mortes.

Apenas em 2023, 12 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Cambé. O secretário de Governo, Frederico Ferreira, explicou que os equipamentos instalados ainda atuarão na segurança pública e melhoria da mobilidade urbana.

Eles serão integrados a um sistema de processamento de imagens e controle e gerenciamento de informações do trânsito. Isso visando a melhoria das condições do tráfego, já que irá servir como base para a indicação de mudanças na sinalização de trânsito, oferecendo maior segurança para pedestres, motoristas e ciclistas. “Como os equipamentos de fiscalização também farão o monitoramento do trânsito em tempo real, eles serão utilizados para coibir práticas delituosas. Isso através de um sistema que registra a placa do veículo e faz o reconhecimento de carros roubados, furtados, em fuga, em sequestros, entre outros delitos”, disse.

O prefeito Conrado Scheller destacou a importância da medida para o desenvolvimento da cidade. “Cambé está em franco desenvolvimento e para continuar crescendo e sendo referência na região precisa de segurança e organização e o trânsito passa por isso. Precisamos deixar nosso trânsito mais seguro e salvar vidas.

Para isso, ele precisa estar organizado, com o cumprimento das leis de trânsito”, destacou Conrado Scheller. O município de Cambé tem hoje uma frota de 74 mil veículos. Somente em 2023, o município registrou 484 acidentes de trânsito. Desses, 607 pessoas foram vítimas, entre ilesas, com ferimentos leves, moderados, graves e mortes.

Com informações da Prefeitura de Cambé.