Prefeitura de Cambé inicia vacinação em escolas para ampliar cobertura e atualizar cadernetas
Ação começa na segunda-feira (28) e levará imunização contra diversas doenças a 56 instituições de ensino do município

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cambé inicia, na próxima segunda-feira (28), uma ação para levar a vacinação diretamente às escolas. A iniciativa, realizada por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa Saúde na Escola, visa facilitar o acesso às vacinas, ampliar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes. Ao todo, 56 instituições de ensino, entre escolas municipais, centros municipais de educação infantil e escolas estaduais, serão atendidas gradualmente conforme cronograma estabelecido pelas secretarias de Saúde e Educação.
Serão oferecidas vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, como Influenza (gripe), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY (meningite), HPV e dT (difteria e tétano para ad ultos). De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cambé, Ana Claudia Souto, a estratégia busca reduzir casos de doenças imunopreveníveis, corrigir atrasos vacinais, combater informações falsas sobre vacinas e facilitar o processo para os pais, que não precisarão se deslocar até as UBS.
O trabalho começará com a solicitação das cadernetas de vacinação dos alunos. Após análise, e com a devida autorização dos responsáveis, as equipes de saúde retornarão às escolas para aplicar as doses necessárias. “Essa é uma oportunidade valiosa para garantir a saúde e proteção das crianças e adolescentes. A colaboração das famílias é essencial para o sucesso da ação”, reforçou Ana Claudia.