Prefeitura de Londrina amplia equipe de entrevistadores do Cadastro Único na Assistência Social

Houve aumento na quantidade de profissionais que atuam nos postos fixos de atendimento, passando de 17 para 24 cadastradores nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das regiões norte, sul, central, oeste e leste, além do CRAS Rural e do Centro POP. E dobrou, de cinco para dez, o número de entrevistadores para as entrevistas externas em domicílio

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
As contratações foram feitas em convênio com o Centro Esperança por Amor Social (Cepas), por meio de recursos próprios municipais e do programa Bolsa Família. Foto: Emerson Dias/N.Com

Para reforçar o suporte às demandas do Cadastro Único (CadÚnico), aprimorando os fluxos operacionais e de atendimento ao público, a Prefeitura de Londrina ampliou sua equipe de entrevistadores sociais que atuam nesse segmento. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) ganha mais dinamismo na execução de serviços essenciais à população londrinense, em especial a quem vive em situação de maior vulnerabilidade.

Houve aumento na quantidade de profissionais que atuam nos postos fixos de atendimento, passando de 17 para 24 cadastradores nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das regiões norte, sul, central, oeste e leste, além do CRAS Rural e do Centro POP. E dobrou, de cinco para dez, o número de entrevistadores para as entrevistas externas em domicílio. Todos os trabalhadores passaram por capacitação oficial e já estão exercendo suas respectivas funções desde a semana passada.

As contratações foram feitas em convênio com o Centro Esperança por Amor Social (Cepas), por meio de recursos próprios municipais e do programa Bolsa Família. Com a perspectiva de crescimento dos atendimentos domiciliares, no decorrer de 2026 o objetivo é alcançar 4 mil visitas somente nos próximos três meses, potencializando a capacidade técnica e garantindo mais eficiência nas atuações.

As atividades referentes ao CadÚnico, em Londrina, são desenvolvidas diariamente, de segunda a sexta-feira, tanto nas unidades do CRAS e no Centro POP quanto pelas visitas diretas para cadastramento nas residências. Os atendimentos abrangem famílias compostas por uma só pessoa ou mais, em processo de atualização, averiguação ou para novos cadastros. A diretora de Proteção Social Básica da SMAS, Amanda Boza Gonçalves, informou que os entrevistadores em domicílio estão fazendo contato prévio com as famílias, atendendo uniformizados e com crachá de identificação.

A população pode conferir os números de telefones que farão contato pelo site www.cepasbrasil.com.br/cad%C3%BAnico. “Os moradores, caso desejem, também podem entrar em contato com as unidades do CRAS ou com a própria Secretaria de Assistência Social para nossa equipe confirmar o nome e telefone dos entrevistadores que fizeram contato. Estamos divulgando a ampliação da equipe de cadastradores e também reforçando essas orientações para que a população se sinta mais segura ao receber os entrevistadores em suas casas, evitando riscos de fraudes ou golpes”, enfatizou.

O Cadastro Único é a porta de entrada para acesso às políticas públicas do Governo Federal, inserido também na oferta de serviços e benefícios nos âmbitos estadual e municipal. Essa ferramenta federal possibilita um raio-x da realidade das famílias brasileiras, identificando as principais necessidades, além de ser um amplo banco de dados e informações. É por meio do CadÚnico que a população consegue garantir seu acesso a direitos e programas sociais, sendo essencial manter as informações registradas sempre atualizadas. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9