Prefeitura de Londrina divulga boletim semanal sobre doenças respiratórias
A vacinação contra a gripe está abaixo do ideal, só 42% do público-alvo foi vacinado. A cobertura é de 49,28% em idosos, 22,80% em crianças e 21,14% em gestantes

A Prefeitura de Londrina começou a divulgar um boletim semanal com informações sobre casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O material é publicado pela Secretaria Municipal de Saúde nos canais oficiais, como o Instagram @saudelondrinaoficial e o blog da Prefeitura. O primeiro boletim, que cobre o período de 25 a 31 de maio, registrou 45 casos de SRAG: 26 em adultos e 19 em crianças. Em 2025, já são 64 mortes por SRAG, sendo 11 por Covid-19, 10 por influenza, 2 por vírus sincicial respiratório (VSR) e outras causas. A maioria (37) ainda não teve a causa identificada.
Nos serviços de urgência, mais da metade dos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI) foram por síndrome gripal. Já nas UPAs e PAs, 16% dos atendimentos também foram por esse motivo. Três unidades de saúde da cidade (PAI, UPA Sabará e HU) coletam amostras de vírus respiratórios semanalmente. Os principais vírus encontrados foram influenza A e B, vírus sincicial respiratório (VSR), adenovírus e rinovírus. A taxa de exames positivos chegou a 63,6%.

Arte: PML
A vacinação contra a gripe está abaixo do ideal, só 42% do público-alvo foi vacinado. A cobertura é de 49,28% em idosos, 22,80% em crianças e 21,14% em gestantes. A vacina está disponível gratuitamente para todas as pessoas acima de 6 meses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretária de Saúde, Vivian Feijó, alertou que influenza A circula principalmente entre idosos e o vírus sincicial respiratório (VSR) entre crianças, reforçando a importância da vacinação. A diretora Fernanda Fabrin destacou que o boletim ajuda a informar e prevenir, tanto para profissionais quanto para a população. Com informações: NCom.