Prefeitura de Londrina e Ipardes assinam convênio para uso da base de dados do Instituto
Com o convênio, o Município passará a ter acesso à enorme Base de Dados do IPARDES, que reúne indicadores físicos, econômicos, sociais, financeiros, políticos e administrativos do Estado e de seus 399 municípios

A Prefeitura de Londrina e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) fecharam uma parceria para o uso da Base de Dados do órgão estadual e para o desenvolvimento de estudos visando a elaboração de políticas públicas municipais mais efetivas. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito Tiago Amaral (PSD) e o presidente do Instituto, Jorge Callado, na sexta-feira (22).
Com o convênio, o Município passará a ter acesso à enorme Base de Dados do IPARDES, que reúne indicadores físicos, econômicos, sociais, financeiros, políticos e administrativos do Estado e de seus 399 municípios. Todas essas informações estão disponibilizadas em séries históricas iniciadas há quase 30 anos e oriundas de diversas fontes oficiais, como IBGE, Secretarias de Estado e Ministérios, entre outras. O prefeito Tiago Amaral ressaltou a importância da parceria com o IPARDES para que o Município passe a contar com a ampla e diversificada base de dados e a experiência dos técnicos do órgão. Para o prefeito, a elaboração de políticas públicas realmente conectadas com as necessidades do londrinense passa, em primeiro lugar, pela informação de qualidade.
“Quem não mede não faz gestão. Para que os recursos sejam bem utilizados, as políticas públicas precisam estar atreladas a dados, não ao achismo e às ideias. Partindo desse princípio, temos buscado ferramentas dentro da Prefeitura que, de fato, nos deem as condições para avaliar o desempenho das Secretarias, dos programas implementados e das políticas públicas, além de analisar, de forma mais próxima e precisa os nossos indicadores. Um exemplo é o PIB da cidade, que foi medido lá em 2021 e acabou ficando antigo e insuficiente para a gente avaliar, de fato, como é que está caminhando Londrina. Então, ter um órgão com a qualificação e o histórico do IPARDES nos auxiliando é fundamental”, disse.
Segundo o presidente do Instituto, Jorge Callado, além da disponibilização dos dados ao Município, a parceria abrange também a formação de um grupo de trabalho entre servidores da Prefeitura e do IPARDES. “Para nós é uma aproximação muito importante com a Prefeitura de Londrina. O IPARDES vai disponibilizar toda a sua capacidade técnica em termos de informações sociais, econômicas, ambientais e conjunturais – como PIB, variação salarial, produções regionais e arranjos produtivos locais, à disposição do Município para o aprimoramento das políticas públicas e o futuro monitoramento delas. Então, a partir dessa assinatura as equipes técnicas da Prefeitura e do IPARDES passam a compor um grupo de trabalho único para fazer frente às demandas de Londrina, com informações estratégicas e estudos especiais”, afirmou Callado. Com informações da N.Com.