Prefeitura de Londrina e Polícia Civil discutem parceria para emissão da Carteira de Identidade

O secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro, celebrou a inciativa e destacou que, apesar do baixo custo envolvido, o projeto, que ainda depende da assinatura de um convênio com o Governo do Estado, terá um grande impacto social na vida de parte dos londrinenses

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Os mutirões para confecção das CINs serão realizados por servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e guardas municipais nas unidades de ensino de todas as regiões da cidade. Foto: Miriã Azevedo/PML

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), iniciou tratativas com o Instituto de Identificação do Paraná para uma parceria envolvendo a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas escolas da rede municipal. Com a iniciativa, Londrina passará a ser a terceira cidade do estado, além de Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, a contar com o projeto “Primeiros Passos”.

Os mutirões para confecção das CINs serão realizados por servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e guardas municipais nas unidades de ensino de todas as regiões da cidade. A capacitação dos profissionais que vão atuar no projeto será feita pelo próprio Instituto de Identificação e, a princípio, a ideia é ter seis estações itinerantes para confecção das carteiras, sendo cinco na zona urbana e uma na área rural.

O secretário municipal de Gestão Pública, Leonardo Carneiro, celebrou a inciativa e destacou que, apesar do baixo custo envolvido, o projeto, que ainda depende da assinatura de um convênio com o Governo do Estado, terá um grande impacto social na vida de parte dos londrinenses. “Uma parceria extremamente importante e que demonstra o cuidado, tanto da Polícia Civil quanto da Prefeitura de Londrina, de fazer chegar nas escolas e nas comunidades mais carentes alguns serviços que acabam não chegando. Essa primeira reunião foi excelente, já nos deu a perspectiva do que a gente vai ter que operacionalizar e, agora, dependemos de um acordo de cooperação técnica, além da aquisição de alguns equipamentos e da capacitação dos servidores municipais”, afirmou.

Segundo Leonardo Carneiro, a expectativa é operacionalizar o projeto “Primeiros Passos” já nos próximos meses. “A gente espera que em breve, ainda nesse primeiro semestre, possamos colocá-lo em operação. Além das escolas, também se abriu a possibilidade de fazer esses mutirões em outras iniciativas da Prefeitura, uma delas o “Orgulho do Meu Bairro”, programa municipal que, recentemente, teve sua primeira edição na zona norte da cidade”, destacou.

Pela Prefeitura, também participaram da reunião de apresentação da parceria as secretárias municipais de Assistência Social, Marisol Chiesa, e de Educação, Vânia Costa, que considerou a iniciativa importantíssima para todos os estudantes da rede municipal. “Nós temos em torno de 48 mil alunos que poderão ter acesso à carteira de identidade. E esse direito também será estendido aos familiares. É um projeto muito interessante e que abraçamos imediatamente. Além de ser um direito de todos os estudantes, também traz segurança para as famílias”, ressaltou a secretária municipal de Educação.

O diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, se disse impressionado com a receptividade e o interesse dos gestores municipais no projeto. Segundo ele, a cidade tem, atualmente, apenas dois postos onde é possível fazer a Carteira de Identificação Nacional. “Posso dizer, infelizmente, que em algumas Prefeituras não tivemos essa receptividade vista aqui. E tenho certeza que Londrina vai avançar bastante, porque a cidade hoje tem apenas dois postos de emissão de Carteira de Identificação Nacional, na Delegacia Cidadã e na unidade da Polícia Civil na zona norte. Ter o documento traz segurança para a família e para os estudantes. Então, Londrina está de parabéns, por ter nessa gestão, essa sensibilidade de levar esse serviço para a população”, finalizou o diretor.

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita para quem nunca solicitou o documento no Paraná ou em outro estado brasileiro. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9