Após uma longa jornada, a comunidade escolar celebra a reconstrução e ampliação da Escola Municipal Suely Idehira. Inaugurada em 1968, desde então essa unidade funcionava em um prédio com parte em madeira, parte em alvenaria. Dentre várias mudanças, duas novas alas foram construídas para sediar quatro salas de aula e as salas administrativas, com muito mais conforto, segurança e espaço para todos os alunos e equipe escolar. A entrega das obras ocorreu na sexta-feira (13), com a participação do prefeito Marcelo Belinati e da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. Também estavam presentes o vice-prefeito João Mendonça, moradores e familiares dos alunos que ali estudam; e, como convidados especiais, a família da patrona da escola: a mãe Arailde Idehira, de 98 anos, acompanhada por seus filhos Marly e Milton Idehira.
Além de ampliar o número de salas de aula e garantir um espaço adequado e exclusivo para salas de secretaria, direção, coordenação e professores, a obra na Suely Idehira incluiu o remanejamento do espaço físico. Antes, a quadra poliesportiva ficava ao lado da escola, na praça, mas agora passou a integrar a área da unidade escolar, que foi totalmente cercada com muro e gradil. A quadra também ganhou nova pintura e iluminação. As melhorias incluem ainda um projeto de paisagismo e jardinagem, que deixou a escola municipal muito mais bonita, pintura, novos banheiros para alunos, copa para as equipes administrativa e pedagógica, uma passarela coberta para proteger do sol e da chuva, e reforma da entrada da escola. Ao todo, as obras foram executadas com investimento de R$ 530.137,60 via caucionamento, firmado entre a Prefeitura de Londrina e empresa de construção civil.
Durante a solenidade, o prefeito Marcelo Belinati elencou as muitas transformações pelas quais a rede municipal de ensino passou ao longo de sua administração. Ele citou a entrega gratuita de material e uniforme escolar; a aquisição de alimentos saudáveis para a merenda; a reforma de escolas e centros de Educação Infantil, incluindo os conveniados filantrópicos; e a contratação de mais de 2 mil professores para atender os cerca de 48 mil alunos da rede. “Fizemos muito nesses oito anos, e não só na educação, mas em todas as áreas. Por isso, hoje Londrina é outra cidade, está em uma nova realidade. Mas eu digo que o mais importante, dentro de tudo isso, é o fato de que cuidamos com muito amor de cada pessoa. Cada criança, cada família, cada idoso, teve o nosso afeto, carinho e dedicação. Temos muitas outras obras em andamento, dentre elas mais seis escolas sendo construídas. Mas o que mais desejo é que Londrina continue assim pelos próximos anos, melhorando cada vez mais”, afirmou o prefeito.
Marcelo ressaltou que, mesmo ciente de todos os serviços que seriam executados na obra, ficou impressionado com o novo visual da unidade. “Eu raramente me surpreendo, pois sei de cada projeto e acompanho seu andamento. Mas ao chegar aqui, hoje pela manhã, eu me surpreendi. Quem viu aquele prédio de madeira, a quadra de esportes, não reconhece que é o mesmo lugar. Parabéns a todos que atuaram nessa obra, a toda equipe da escola, e aos alunos, espero que aproveitem bem sua nova escola”, disse. Na Escola Municipal Suely Idehira, são desenvolvidos dois projetos do Programa Vencer, da Secretaria Municipal de Educação (SME). A solenidade desta sexta-feira (13) foi a oportunidade perfeita para que as famílias e moradores presentes tivessem uma amostra do que esses projetos desenvolvem com as crianças.
Logo na abertura, os alunos que participam das aulas de taekwondo, conduzidas pelo professor Volney Vidotti, do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), fizeram duas coreografias. Semanalmente, cerca de 40 estudantes participam desse projeto, que concede gratuitamente os uniformes para a prática da arte marcial coreana. Outra apresentação que emocionou a todos foi com os alunos do projeto Orquestrando o Futuro. Primeiro, em uma performance de percussão corporal, as crianças ditaram o ritmo da música “Na Gruta do Rei da Montanha”, composta por Grieg. Em seguida, já com os violinos, executaram trecho da 9ª Sinfonia de Beethoven e a tradicionalíssima Jingle Bells. Os professores Mucio Lobato e Jorge Luiz Silva, que coordenam as oficinas de musicalização, participaram das apresentações.
Duas talentosas alunas também levaram seus talentos para a solenidade. Ester Lopes Françoso Ramsey, que encerrou o 5° ano e agora irá para a rede estadual, leu o poema “Mãos Entrelaçadas”, de sua autoria. Já a aluna Maria Sofia, também do 5° ano, entregou para o prefeito e para a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes dois retratos pintados por ela, à mão. A Escola Municipal Suely Idehira conta com cerca de 235 alunos matriculados do P5 ao 5° ano. O endereço da unidade é Rua Araras, 135, Conjunto Vitória Régia. Com informações do N.Com.