O Parque Ouro Branco, na região sul de Londrina, vai passar a contar com uma escola moderna e confortável para os alunos, professores e funcionários da rede municipal. Na semana passada, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início às obras de reconstrução da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, existente no bairro desde 1970.
A unidade fica na rua Verônica, 19. Realizada pela Alom Construções Ltda., contratada por meio de licitação, a revitalização conta com um investimento de R$ 12 milhões por parte do Município.
O prazo para conclusão dos trabalhos é de 14 meses, e a previsão é que as melhorias sejam entregues até maio de 2025. No decorrer das obras, as 668 crianças que estudam nessa escola serão atendidas em um prédio pertencente à Universidade Anhanguera/Unopar, localizado na avenida Paris, 675 (Jardim Piza). O edifício foi locado pela SME. Anteriormente, a unidade era composta por 14 salas de aula, feitas de madeira e de alvenaria.
Dos 2.645,34 m2 de área construída, cerca de 65% serão demolidos, permanecendo apenas a área da quadra (781,49 m2) e parte da área pedagógica (802,72 m2). Após a reforma e ampliação, o espaço terá 3.861,39 m2 e contará com diversas estruturas.
A unidade terá 12 salas de aula de ensino fundamental para 30 alunos cada, duas salas de aula de educação infantil com pátio interno coberto e solário, duas salas de contraturno e conjuntos sanitários (feminino e masculino) para os alunos. O projeto também inclui sanitários para pessoas com deficiência (PcD), biblioteca, sala de informática e sala de recursos. Além disso, haverá secretaria, sala de direção, sala de supervisão, sala de professores, instalações sanitárias (masculina e feminina), depósito de material pedagógico, depósito de arquivo morto e almoxarifado.
As reformas abrangem, ainda, cozinha, depósitos de alimentos (despensa seca e despensa úmida), área de pré-preparo/recepção de gêneros, área de serviços/depósito de material de limpeza, instalação sanitária de funcionários/vestiário, refeitório, casa de gás, depósito de lixo orgânico e depósito de lixo reciclável.
Já a quadra poliesportiva será coberta e passará a contar com depósito de material esportivo. A unidade também terá uma horta para a comunidade escolar. Atualmente, a Prefeitura também conduz revitalizações abrangentes nas escolas municipais Carlos Zewe Coimbra (zona leste), Francisco Pereira de Almeida Júnior (zona leste), Nina Gardemann (zona oeste) e Hikoma Udihara (zona leste). Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, as obras conduzidas na Escola Municipal Mábio Palhano são as de maiores dimensões do pacote. “É uma escola muito tradicional da região sul, com mais de 50 anos de história, e que há bastante tempo precisava de uma revitalização como essa. Um dos nossos principais objetivos é oferecer escolas de qualidade para a população, proporcionando um ambiente saudável, seguro, confortável e de excelência para a formação das crianças”, disse.
Com informações do N.Com.