Prefeitura de Londrina faz melhorias no Conjunto Luiz de Sá pelo programa Orgulho do meu Bairro
As equipes das secretarias e órgãos municipais envolvidos seguem atuando a pleno vapor naquele local, onde os serviços contemplam, como um todo, a recuperação e otimização de praças, quadra poliesportiva, parquinhos, campo de futebol, Centro Comunitário, escolas e vias públicas

Levar melhorias diversas até bairros de todas regiões de Londrina, por meio de serviços integrados de manutenção e conservação das áreas públicas, incentivando o pertencimento e a valorização do bairro pelos moradores. Esse é o foco do novo programa da Prefeitura chamado Orgulho do meu Bairro, iniciativa idealizada pela gestão do prefeito Tiago Amaral (PSD) e que já começa a render os primeiros frutos. O primeiro local atendido está sendo o Conjunto Luiz de Sá, na zona norte, onde as atividades tiveram início em março com trabalhos em diferentes segmentos.
As equipes das secretarias e órgãos municipais envolvidos seguem atuando a pleno vapor naquele local, onde os serviços contemplam, como um todo, a recuperação e otimização de praças, quadra poliesportiva, parquinhos, campo de futebol, Centro Comunitário, escolas e vias públicas. Grande parte das melhorias programadas já foi concluída, enquanto outras estão em andamento ou no cronograma de tarefas a serem executadas até o final de abril, aproximadamente. O amplo pacote agrega pinturas diversas, instalação de superpostes de luz, manutenção da iluminação pública, capina, limpeza, roçagem, poda de árvores, instalação de mobiliário urbano, manutenção elétrica e de drenagem, melhorias asfálticas, trabalhos de conscientização, entre outros (mais detalhes no box final).
Além do rol de ações operacionais, o programa Orgulho do meu Bairro também realizará um grande evento de lançamento oficial, gratuito, no dia 26 de abril, sábado, no Conjunto Luiz de Sá. A festa irá ocorrer na Praça Valdemir de Brito, em frente à Paróquia Santa Cruz, e também na Escola Ruth Lemos, onde ficarão concentrados vários serviços municipais descentralizados para usufruto da população local. Os locais terão tendas e barracas instaladas e toda a estrutura técnica necessária para ofertar uma grande festividade. A programação irá trazer atividades das 14h às 22h, para que o alcance seja maior junto aos moradores e visitantes.
Neste dia, haverá no bairro apresentações artísticas e culturais, shows musicais, espaços de lazer e brincadeiras para crianças, oferta de emprego, atendimentos variados em saúde e assistência social, Feira da Economia Solidária, orientações, distribuição de materiais informativos, doação de mudas, contação de histórias, rodas de conversa, atualização de cadastro de habitação, negociação de débitos, consultas e protocolos, entre várias outras ações. Mais detalhes da agenda serão divulgados em breve pelos canais oficiais de comunicação do Município. Durante o evento, ruas no entorno da Praça Valdemir de Brito estarão fechadas e sinalizadas para o público circular livremente e com segurança. Além da Prefeitura de Londrina, outros parceiros estão envolvidos na realização, incluindo a Associação de Moradores do Conjunto Luiz de Sá e a Associação de Moradores do Conjunto Aquiles Stenghel, bem como as comunidades locais envolvidas.
O prefeito Tiago Amaral enfatizou que o Orgulho do meu Bairro é, acima de tudo, um compromisso da gestão em cuidar das áreas públicas e levar diretamente à população serviços de qualidade que impactem no bem-estar dos moradores. “Temos que ter em mente que cuidar dos bairros é cuidar das pessoas onde elas moram. É essencial que a Prefeitura consiga alcançar diferentes regiões com um trabalho amplo, sério e estruturado, tornando os locais mais agradáveis e fortalecendo a identificação dos residentes. Isso cria um senso maior de pertencimento e valorização que precisa ser estimulado. Era um compromisso de campanha nosso e há muito tempo o povo londrinense queria esse tipo de ação ampla. Já iniciamos pela zona norte e avançaremos para outras áreas”, disse.
Para acompanhar o andamento das melhorias no bairro e avançar na organização do evento de lançamento, reuniões semanais estão sendo feitas na Prefeitura, a fim de atualizar procedimentos e definições, fazer ajustes técnicos e logísticos, solicitações, adaptações de agenda e estratégias de comunicação visual e divulgação.
Efeitos positivos – O secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza, que conduz os bastidores administrativos do Orgulho do meu Bairro, informou que a preparação para o evento inaugural está sendo exitosa e chama a atenção dos moradores do bairro. “Temos vários serviços já concluídos no Luiz de Sá, enquanto outros estão avançados, a mobilização é grande e surtirá efeitos muito positivos. A evolução tem sido muito boa desde que as equipes da Prefeitura iniciaram a atuação e continuaremos trabalhando até o dia do evento para oferecer um sábado repleto de serviços e atrações de qualidade que a população merece. Isso fortalece e estimula o cuidado com o bairro”, salientou.
Souza adiantou que o projeto será desenvolvido com eventos mensais em várias regiões de Londrina, ampliando o acesso aos serviços do Município e permitindo uma agenda de lazer, entretenimento e diversão ao público. “A intenção é realizar um grande evento em cada região da cidade, com um projeto permanente de serviços descentralizados que atendam as pessoas onde elas vivem, em seus próprios territórios. É dever da Prefeitura aproximar os serviços das pessoas. Já estamos escolhendo os locais das próximas edições do evento. Teremos programações nas zonas leste, norte, sul e central da cidade”, complementou.
Participam de todo o processo de organização e realização do programa Orgulho do meu Bairro as secretarias municipais de Saúde, Educação, Idoso, Assistência Social, Educação, Ambiente (Sema), Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Políticas para as Mulheres, Governo, Obras e Pavimentação, Cultura, Defesa Social, Fazenda e Ouvidoria-Geral do Município. Juntamente, atuam a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Acesf, Londrina Iluminação, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), Fundação de Esportes (FEL) e Procon-LD.
Melhorias da primeira etapa – Várias melhorias contemplarão as localidades onde serão realizados os eventos do Orgulho do meu Bairro, que será um programa permanente da Prefeitura. No Conjunto Luiz de Sá, os serviços atendem a várias finalidades. A praça em frente à Paróquia Santa Cruz está recebendo a instalação de um superposte de luz, poda de árvores, roçagem, pintura do mobiliário urbano, substituição de lixeiras, manutenção do parquinho, instalação de mesas e cadeiras de cimento e retirada do muro entre a praça e o campo de futebol.
O Centro Comunitário ganha pintura, enquanto a quadra poliesportiva entre o Centro de Educação Infantil (CEI) Ampas (Associação de Mães e Pais) recebe adaptações na academia livre, recuperação em calçada e recuperação completa da quadra com instalação de piso, pintura, e melhorias em tabelas e aros de basquete e no alambrado. No Campo de Futebol do Luiz de Sá o pacote inclui a instalação de três superpostes, sendo dois no gramado da rua Gessi Eugênio da Silva e um no espaço entre o campo e a paróquia; roçagem e limpeza do entorno do campo, além de pintura de mobiliário urbano e instalação de bancos de cimento.
A atuação na praça Ângelo Kretã envolve a poda de árvores, instalação de três superpostes e manutenção do parquinho. Já na praça do Aquiles Stenghel os destaques são instalação de poste ornamental, árvores podadas e mesas e cadeiras de cimento instaladas. Os trabalhos do Município também alcançam a rua Senjiro Horaguchi, onde está sendo feito o aprimoramento da iluminação. Na Escola Ruth Lemos, os serviços são de implantação de vaga para embarque e desembarque de ônibus escolar na frente da unidade escolar, manutenção elétrica e nos ventiladores, e retomada do projeto da quadra dentro da escola.
Outra escola atendida é a Salim Aboriham, onde está havendo a substituição da parte elétrica, troca do telhado, colocação de muro do lado da quadra, retirada do matagal ao lado da quadra interna e manutenção do jardim. Na área da saúde, um mutirão de dengue atendeu as escolas Ruth Lemos e Salim Aboriham com orientações para crianças e dinâmicas de busca de criadouros; entrega de saco verde e folder orientativo sobre o que pode ser descartado; visita da equipe de endemias às casas do bairro para orientação sobre dengue; e limpeza no fundo de vale na rua Antônio Lopes Alves, 516. Algumas vias do bairro também receberão serviços asfálticos com operação de tapa-buracos, manutenção de pontos drenagem, sinalização viária, podas em praças, retirada dos lixos e entulhos, capina, roçagem, manutenção de banheiros, entre outros. Com informações do N.Com.