Prefeitura de Londrina inicia envio de carnês do IPTU com vencimento para janeiro
Foto: Divulgação / NCom

A Prefeitura de Londrina divulgou nesta quinta (02) o cronograma oficial de encaminhamentos e vencimentos do IPTU 2025. Ao todo, serão encaminhados 286.690 carnês aos contribuintes, contendo a notificação de lançamento do IPTU e também da Taxa de Coleta de Lixo (TCL), além dos boletos bancários. Os carnês foram divididos em dois lotes e possuem vencimentos da primeira parcela ou pagamento à vista para os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro. Deste total, 145.253 têm vencimento em 31 de janeiro. Outros 141.437 carnês vencem no dia 14 de fevereiro. Somados, os dois lotes perfazem valor líquido de R$ 544.231.337,82. Os benefícios fiscais já concedidos de ofício para o ano de 2025 pela Fazenda Municipal representam R$ 22.197.107,35.

O início do envio dos carnês às residências, via Correios, está programado para ocorrer até o dia 15 de janeiro para o primeiro vencimento.  Os boletos bancários do IPTU 2025 poderão ser pagos à vista ou em até 11 parcelas, na rede bancária ou lotéricas. Quem optar por pagar o IPTU 2025 à vista, respeitando o vencimento estabelecido, terá direito a desconto de 10% a 15% no montante total. Aqueles que pagaram o IPTU à vista em 2024 receberão, em 2025, automaticamente, o acréscimo de 1% no desconto para pagamento na mesma modalidade. Para aqueles contribuintes que já alcançaram o desconto de 15% e realizaram o pagamento à vista no ano passado, será mantido o mesmo percentual no carnê de 2025. A adoção do pagamento parcelado em 2025 ou mesmo sua inadimplência implica na perda do desconto progressivo já obtido, retornando para o patamar de 10% para o próximo ano.

Em caso de não-recebimento do carnê, os munícipes deverão comunicar a situação diretamente à Secretaria Municipal de Fazenda, até o dia 28 de fevereiro. Se o aviso não for feito dentro deste prazo, o contribuinte será considerado notificado dos lançamentos do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo no corrente exercício (2025). Para prestar suporte e orientar a população, a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Quem precisar de atendimento deve fazer o agendamento prévio no portal da Prefeitura de Londrina. E para informações e dúvidas, também fica disponível o telefone (43) 3372-4424 (WhatsApp).