Prefeitura de Londrina inicia retirada de itens de madeira sintética do antigo galpão do IBC

Ao todo, segundo o levantamento realizado pela Prefeitura, devem ir a leilão cerca de 14 mil bens, incluindo 7,3 mil mobiliários em geral, 3.640 pneus e peças, além de 2,6 mil eletrônicos e dispositivos, entre outros materiais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) e funciona como um almoxarifado de três secretarias municipais: Saúde, Educação e Assistência Social. Foto: Marcos Garrido/N.Com

A Prefeitura de Londrina iniciou, na quarta-feira (30), mais uma etapa da limpeza e organização do galpão do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizado na Rua Horácio Sabino Coimbra, s/n (zona oeste). Na atual fase dos trabalhos, a Administração está separando e destinando os resíduos de MDF (material feito a partir de fibras de madeira e resinas sintéticas) para a Britoni Pallets, empresa de reciclagem especializada neste tipo de produto. As atividades também contam com a participação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

É importante frisar que o descarte do MDF requer atenção especial devido aos produtos químicos presentes em sua composição, entre eles o formol, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. O descarte inadequado em aterros sanitários pode gerar a liberação de gases poluentes, como o metano, além de contaminar o solo e a água.

Leilões – O controlador-geral do Município, Guilherme Arruda, acompanhou os trabalhos na manhã desta quarta-feira e destacou os esforços dos servidores envolvidos na atividade. “É uma quantia imensa de material que vem de uma história muito longa dentro do Município, e são itens cuja destinação abrange questões burocráticas e ritos processuais específicos. Além de todo esse material de MDF, nós iremos fazer o descarte correto de objetos de alumínio, ferro e cabos. Posteriormente, realizaremos leilões dos bens móveis e imóveis. A previsão é que o primeiro leilão dos bens móveis aconteça já na primeira quinzena de setembro. A Procuradoria-Geral do Município está emitindo o parecer para a publicação do edital”, afirmou.

O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) e funciona como um almoxarifado de três secretarias municipais: Saúde, Educação e Assistência Social. Ao todo, segundo o levantamento realizado pela Prefeitura, devem ir a leilão cerca de 14 mil bens, incluindo 7,3 mil mobiliários em geral, 3.640 pneus e peças, além de 2,6 mil eletrônicos e dispositivos, entre outros materiais.

Posse do imóvel – Arruda explicou ainda que todas as tratativas referentes à posse do antigo galpão do IBC têm sido conduzidas conforme a legislação. Ele acrescentou que a Controladoria-Geral do Município inclusive efetuou consultas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do governo federal, para obter orientações sobre o processo.

“Já iniciamos as tratativas junto à SPU para que esse imóvel possa ser utilizado pela Prefeitura após a conclusão dos trabalhos. Também consultamos o TCE-PR sobre a viabilidade de dar a destinação correta para os ônibus que estão no barracão. Esses veículos foram adquiridos com recursos vinculados do governo federal e inicialmente só podem ser utilizados na área da educação, mas no momento o Município não tem essa demanda. São ônibus com estrutura específica para pessoas com deficiências (PcD), e agora vamos analisar a possibilidade de fazer um leilão ou talvez encaminhá-los para alguma associação”, sublinhou.

De acordo com o controlador-geral do Município, o antigo galpão do IBC já apresenta uma melhora considerável quando comparado às condições em que se encontrava em abril, quando os primeiros relatórios sobre sua situação foram divulgados. “Quem conheceu antes já nota a diferença, pois agora temos um espaço mais amplo e melhor organizado. Ainda temos muito trabalho a fazer aqui, o que vai exigir a nossa atuação constante”, concluiu. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9