Prefeitura de Londrina lança Programa Vencer e amplia projetos na rede municipal de ensino
Em 2024, iniciativa vai contemplar 10 mil alunos das creches e escolas municipais com 19 modalidades culturais e esportivas, oferecidas por entidades parceiras

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, lançou oficialmente o Programa Vencer, através do qual são realizados diversos projetos esportivos e culturais nas escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs). O programa consolida uma iniciativa que vem sendo realizada na rede municipal de ensino desde 2022, em parceria com diversas organizações da sociedade civil (OSCs).

Foto: Divulgação
Neste ano, serão atendidos cerca de 10 mil alunos, de 83 escolas e 33 CMEIs, com exceção apenas de cinco unidades que estão em reforma. As crianças contempladas estão matriculadas do C3 ao 5º ano, e têm idades entre 3 e 11 anos.
Ao todo, 19 modalidades serão oferecidas de segunda a sexta-feira aos alunos, no período de contraturno escolar, o que é viabilizado mediante um investimento de R$ 4,35 milhões por parte do Município, em recursos próprios. A partir do dia 19 de fevereiro, durante todo o ano letivo, haverá atividades de judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o programa enfoca a formação integral dos alunos.
“Os projetos culturais fomentam a expressão criativa, incentivando a imaginação e a fantasia como elementos educativos, e promovendo o desenvolvimento dos estudantes. Em contrapartida, os projetos esportivos proporcionam interação social, transmitindo conhecimentos específicos de cada modalidade, contextualização histórico-cultural, experiências técnicas e físicas, além de valores educacionais. Ambos integram a parte diversificada do currículo, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo oferecidos em contraturno escolar para ampliar a permanência dos estudantes na escola. Além disso, colaboram para o desenvolvimento das Habilidades e Competências do Referencial Curricular do Paraná, destacando a valorização de manifestações artísticas, o cuidado da saúde e a ação pessoal e coletiva com autonomia”, realçou Moraes.

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo
A abrangência do programa praticamente dobrou em relação a 2023, quando foram conduzidas 10 modalidades e contemplados 5 mil alunos. E o aumento é ainda maior quando considerado o projeto-piloto da iniciativa, conduzido em 2022, que alcançou 1 mil crianças com as modalidades de judô, circo, teatro e dança, oferecidas em 20 unidades de ensino.
No momento, os coordenadores dos projetos e os diretores das unidades escolares estão alinhando as datas e os horários em que as modalidades serão realizadas. Anteriormente, foram feitas reuniões com foco em aspectos do planejamento pedagógico.
É importante destacar que as parcerias com as OSCs foram firmadas através de editais de chamamento. O primeiro deles, publicado em 2022, foi prorrogado recentemente e contempla 10 modalidades, enquanto o edital seguinte, do ano passado, acrescentou 9 modalidades à iniciativa.
Uma das entidades participantes do programa, desde seu início, é a Associação Londrinense de Circo (ALC). Em 2024, a ALC atenderá 2.060 crianças de 46 escolas, distribuídas em 114 turmas, com as modalidades de circo, ginástica rítmica, balé, teatro e psicomotricidade.
Com informações do N.Com.