Prefeitura de Londrina lança projeto Conexão Escola-Trabalho para levar vagas e cursos diretamente às famílias
Iniciativa inovadora conecta escolas da rede municipal a oportunidades de emprego e qualificação profissional

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o projeto Conexão Escola-Trabalho, que começou a funcionar nesta primeira semana de junho. O objetivo é levar, semanalmente e de forma direta pelo WhatsApp, informações sobre vagas de emprego, cursos de qualificação e eventos de empregabilidade às 48 mil famílias da rede municipal de ensino. A proposta aproveita o vínculo diário entre escolas e familiares dos alunos para incluir, nos comunicados escolares já enviados pelo aplicativo, destaques de vagas do Sine Londrina (administrado pela SMTER) e informações sobre cursos gratuitos e capacitações. A ação visa ampliar o alcance das políticas públicas de geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, através do celular.
Além das vagas e cursos, a SMTER produzirá manuais e orientações sobre como utilizar seus serviços de forma digital e presencial, facilitando o acesso aos cidadãos. Atualmente, o Sine Londrina oferta cerca de 400 vagas diariamente, e a expectativa é que mais londrinenses passem a acompanhar e aproveitar essas oportunidades.
Para o secretário da SMTER, Cesar Makiolke, a parceria é estratégica. “Contar com a rede da Educação, que tem contato quase diário com os pais, vai permitir que nossas ações cheguem a toda cidade. É um jeito direto, moderno e eficaz de aproximar as famílias das oportunidades reais que existem em Londrina”, concluiu o secretário. “Estamos falando de levar chances reais de emprego e renda para milhares de londrinenses. Muitas vezes, a informação não chega até quem mais precisa. Agora, com esse canal direto via escola, vamos transformar vidas com inclusão e oportunidade”, celebrou a secretária de Educação, Vânia Freitas.

