Prefeitura de Londrina lança rede carinho para atendimento pediátrico no PA Leonor
Para viabilizar a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou o quadro de profissionais com médicos e enfermeiros aprovados em concurso público

A Prefeitura de Londrina inaugura, nesta segunda-feira (17), a Rede Carinho, um serviço especializado em atendimento infantil na unidade de Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, na região oeste da cidade. Inicialmente, a unidade funcionará todos os dias, das 7h às 19h, com previsão de ampliação para atendimento 24 horas a partir de 1º de abril. Para viabilizar a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou o quadro de profissionais com médicos e enfermeiros aprovados em concurso público. Cinco pediatras foram convocados, sendo que três já assumiram seus postos, além de quatro novos profissionais de enfermagem. A equipe multiprofissional que já atua no PA Leonor, composta por 80 funcionários, também integrará a Rede Carinho.
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou que o novo serviço faz parte do plano de governo do prefeito Tiago Amaral. Neste primeiro mês, o atendimento será voltado a crianças de até 12 anos incompletos, das 7h às 19h, com acolhimento até as 17h. Após esse horário, os pacientes deverão se dirigir ao Pronto Atendimento Infantil (PAI). A partir de abril, o PA Leonor contará com escala 24 horas de pediatras e médicos especializados no atendimento infantil.
Descentralização e Qualificação do Atendimento
De acordo com o diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton José Santana, o PAI continuará sendo a referência pediátrica do município, mas a Rede Carinho ajudará a descentralizar o atendimento de urgência e emergência de menor complexidade.
Casos que não se enquadram como urgência e emergência continuarão sendo atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que oferecem vacinação, consultas de rotina e acompanhamento infantil.
Novos Profissionais e Capacitação
Entre os dias 10 e 14 de março, os profissionais participaram de um treinamento teórico e prático sobre temas como parada cardiorrespiratória, emergência pediátrica, técnicas de enfermagem, administração de medicamentos e atendimento a traumas infantis. Com a implementação da Rede Carinho, a Prefeitura de Londrina reforça o compromisso com a saúde infantil, garantindo atendimento especializado e acessível para as crianças do município. Com informações N.Com