Prefeitura divulga programação e atrações do Carnaval de Londrina 2026

Para as atividades no Zerão, o intuito é ofertar para toda comunidade um momento de lazer e descontração, com as apresentações musicais no período da tarde e noite. Para o secretário de Cultura, agora o público de todas as idades vai ter como aproveitar o Carnaval de Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Serão cinco dias de festa no Anfiteatro do Zerão para toda comunidade aproveitar, com muita música, espaço kids e feira gastronômica. Foto: Emerson Dias/N.Com

Após muitos anos sem um evento aberto ao público, a Prefeitura de Londrina vai promover, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval 2026. Sediado no Zerão, mais precisamente no Anfiteatro, o evento vai reunir atrações musicais, área de recreação para crianças, praça de alimentação com diversidade de comidas e bebidas, com toda infraestrutura, segurança e acessibilidade necessárias. A apresentação da programação ocorreu na quarta-feira (11), em entrevista coletiva concedida pelo secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca. Ele explicou que, após a publicação de dois editais de Chamamento Público para patrocínio do evento e organização da praça de alimentação, bem como análise dos documentos e das propostas encaminhadas, a Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (ADETUNORP) teve sua inscrição selecionada para firmar o Termo de Colaboração com o Município.

Dessa forma, a entidade será responsável pelo planejamento, organização, montagem e operação da Praça de Alimentação do Carnaval de Londrina 2026. E as secretarias e órgãos municipais atuarão como correalizadores, tanto nos preparativos do Zerão para receber o público como no decorrer do evento, com prestação de serviços, transporte coletivo, cuidados com o trânsito e segurança pública, limpeza do pós-festa, entre outros.

Durante a coletiva, o secretário municipal de Cultura citou que, além das festividades no Zerão, Londrina soma outras 53 ações de Carnaval distribuídas por todas as regiões – 38 na área central, seis na zona norte, quatro no distrito de Paiquerê, três na região sul, duas na zona leste e uma na zona oeste. “Londrina é uma cidade que vai fazer nessa data mais de 50 carnavais. Nós temos, sim, uma matriz econômica das mais importantes na cidade de Londrina. Precisamos desses dias de relaxamento, de confraternização e de uma festa popular como essa. São mais de 50 eventos de carnaval, dos mais variados; alguns para crianças, só para mulheres. O mais importante é que Londrina gosta, sim, de Carnaval”, afirmou Marcão Kareca.

Para as atividades no Zerão, o intuito é ofertar para toda comunidade um momento de lazer e descontração, com as apresentações musicais no período da tarde e noite. Para o secretário de Cultura, agora o público de todas as idades vai ter como aproveitar o Carnaval de Londrina. “Após quase 20 anos, Londrina terá o seu carnaval público, gratuito, com atrações e praça de alimentação, nesse ponto icônico que é o Anfiteatro do Zerão. O Zerão como um todo tem um projeto muito ambicioso de revitalização, durante o ano de 2026 e 2027. Este é um início de revitalização, de acessibilidade, mas principalmente de acolhimento dos produtores culturais e de um Carnaval para a família londrinense. Graças ao envolvimento de todas as secretarias, e quero agradecer ao prefeito Tiago Amaral, que fez com que fosse possível a gente ter novamente este formato de Carnaval em Londrina”, enfatizou.

Os festejos carnavalescos começam na tarde de sexta-feira (13), já com a Praça de Alimentação aberta a partir das 13h. A expectativa é de que participem 30 expositores, nos cinco dias de evento. Entre as muitas opções, serão comercializados crepes, pastéis, churros, lanches, salgados, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Os estandes, food trucks e barracas serão instalados em três pontos: no estacionamento onde semanalmente é realizada a Feira da Lua, bem ao lado do Moringão (rua Gomes Carneiro); na arquibancada do Anfiteatro e, também, na área inferior e laterais.

As crianças são mais que bem-vindas e terão um espaço exclusivo, com brinquedos infláveis e atividades recreativas. Pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão montados três estandes com informações e orientações sobre dengue e combate ao Aedes aegypti, escorpiões e descarte adequado de resíduos e materiais recicláveis. Os cuidados pessoais com a saúde serão abordados pela equipe do Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), da SMS, que vai repassar ao público orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também vão distribuir preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e o autoteste para HIV.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ficará no Zerão durante os cinco dias da programação, para prestar assistência emergencial a quem precisar. E, garantindo a mobilidade dos foliões, uma linha de ônibus exclusiva entrará em operação de sexta (13) a terça-feira (17), interligando o Terminal Central e o Zerão. Antes mesmo do Carnaval chegar na Área de Lazer Luigi Borghesi, o popular Zerão, equipes da Londrina Iluminação e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) intensificaram as ações de limpeza e organização do espaço. A iluminação pública já foi checada e reforçada e, pela CMTU, foi efetuada roçagem, limpeza, pintura da escadaria do Anfiteatro com sinalização de vagas especiais no assento e nas áreas de estacionamento.

Houve ainda reforço da sinalização viária horizontal e vertical. Antes e em todos os dias do evento, será feita a varrição e coleta dos resíduos. Para orientar condutores e pedestres, agentes de Trânsito estarão presentes durante os cinco dias do Carnaval de Londrina. “Nós estamos fazendo vários estudos para mitigar o impacto que o Carnaval possa causar nas vizinhanças. Então os vizinhos estão sendo avisados e sendo convidados a participar”, complementou Marcão Kareca. Para que todos consigam participar e desfrutar do Carnaval de Londrina 2026, a Prefeitura implementou algumas melhorias no Zerão e seu entorno, propostas pela ativista e influenciadora Ana Paula Tonon Magnani. Ela, que já foi integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), fundou a página @LondrinaAcessível no Instagram e o canal @LondrinaAcessivelporAnaPaula no Youtube, e utiliza as redes sociais para conscientizar sobre acessibilidade e direitos das Pessoas com Deficiência (PCD).

Ana Paula participou de várias reuniões para organização do Carnaval e também foi ao Zerão conferir de perto o que poderia ser feito para viabilizar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida consigam participar dos dias de festa. Dentre as indicações executadas, estão a instalação de rampa entre as guias e calçadas, pintura destacada na escadaria do Anfiteatro, instalação de corrimão e vagas de estacionamento exclusivas para PCD. “Essas poucas mudanças impactam em toda a sociedade, porque traz o ir e vir, que é um direito nosso e que, às vezes, encontra barreiras. E tirar essas barreiras traz a sociedade com deficiência, com mobilidade reduzida; facilita também para a mãe com um carrinho de bebê, alguém com o joelho machucado. São pequenas coisas que vão melhorar muito. Depois a gente vai para outros pontos da cidade. Isso vai ser ampliado, aqui é só o início”, adiantou a ativista.

Segurança Pública – No período de sexta (13) a terça-feira (17), a Guarda Municipal de Londrina atuará na Operação Carnaval, no Anfiteatro do Zerão, com reforço significativo na segurança do evento. As ações ocorrerão na sexta-feira, das 16h às 21h, e no sábado, domingo, segunda e terça-feira, das 12h às 21h, com o empenho de duas viaturas extras, duas equipes táticas, uma equipe da Romucam (patrulhamento por motocicletas) e uma base móvel. O efetivo realizará patrulhamento preventivo, atuará para coibir a ação de flanelinhas e prestará apoio à CMTU na fiscalização de ambulantes irregulares e na organização do trânsito no entorno do Zerão. Também haverá apoio ao Conselho Tutelar na fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

O trabalho será desenvolvido de forma integrada com as demais secretarias municipais e em conjunto com as forças de segurança pública, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, garantindo maior tranquilidade aos foliões. E amanhã, quinta-feira (12), a Polícia Militar, por meio do 5° Batalhão, fará o lançamento da Operação Pré-Carnaval 2026. Conforme o comandante do 5° BPM, tenente-coronel Eguedis, o período de Carnaval sempre representa um desafio para as forças de segurança. Mas, em Londrina, o trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e outras forças garante a proteção, o conforto e a tranquilidade da população; e no período do Carnaval, essa colaboração será reforçada.

“Na quinta-feira (12), haverá uma reunião com as forças de segurança e uma intensificação do policiamento em diversas áreas, com ajustes nos horários operacionais para lidar com as ocorrências típicas dessa época do ano. Durante o Carnaval no Zerão, a Polícia Militar estará presente diariamente, nos horários previstos, com policiamento ostensivo e preventivo, além de um efetivo destacado no local do evento. É importante ressaltar que a responsabilidade pela segurança vai além das forças policiais. A conscientização individual e a educação são fundamentais. Pedimos que as pessoas evitem excessos, não se coloquem em situações de risco e, sempre que necessário, entrem em contato com o 190 ou com a Guarda Municipal pelo 153”, frisou o tenente-coronel.

Agenda – No primeiro dia de festa, Carnaval de Londrina 2026 vai trazer até o anfiteatro do Zerão a Bateria Laranja Mecânica, banda do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A apresentação será a partir das 18h de sexta-feira (13). Na sequência, às 19h30, o Bloco Pé Vermelho sobe ao palco para agitar o público, e o DJ Anderson encerra a festa. Antes das bandas iniciarem a programação musical, haverá uma homenagem ao mestre sambista Joaquim Braga, mais conhecido por “Braguinha”. Sempre presente nos carnavais, rodas de samba, clubes e demais espaços musicais da cidade, Braguinha também marcou presença no movimento negro de Londrina e fundou a escola de samba “Quilombo dos Palmares” em 1980.

O sábado de Carnaval, dia 14, começa os festejos mais cedo, às 16h, com a batucada do Bloco Pé Vermelho. O grupo terá um breve intervalo, previsto para 17h, mas a festa não para – o DJ Anderson foi escalado para manter o ritmo animado entre os foliões. E o Bloco Pé Vermelho retoma o show noite adentro, a partir das 19h. No domingo (15), o Carnaval no Zerão abre com discotecagem cheia de funk e soul music nas mãos do do DJ Ed Groove, às 16h, seguido pela banda Beca Brinca, que vai trazer um repertório especial para as crianças e suas famílias. Logo depois, às 18h30, o Bloco Bafo Quente traz a batucada que faz todo mundo dançar.

A agenda de segunda-feira (16) inicia 15h com o DJ Math, conhecido em todo país pelas performances na Festa do Peão de Barretos e seu setlist cheio de sucessos. Depois do DJ Math, o grupo Samba Pé Vermelho traz, a partir das 17h30, um repertório focado no samba de raiz que homenageia os maiores nomes do meio. À noite é a vez do Trio Pega Bem, que sobe no palco 17h30 apresentando o que há de melhor no pagode. E terça-feira (17), último dia de festejos no Zerão, o Carnaval de Londrina terá sua despedida com o DJ Math, a partir das 15h, e o tradicional Bloco Bafo Quente, que chega às 17h30 e seguirá até o último folião. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9