Prefeitura e Motiva avançam em obras do sistema de pouso por instrumentos no Aeroporto de Londrina
Equipamento deve ser inaugurado no aniversário de 91 anos da cidade; projeto da nova pista de taxiway será doado por empresários londrinenses

O prefeito Tiago Amaral se reuniu nesta terça-feira (4) com representantes da concessionária Motiva, responsável pela administração do Aeroporto de Londrina, para acompanhar o andamento das obras de implantação do sistema de pouso por instrumentos (ILS) e discutir a futura construção da pista de Equipamento deve ser inaugurado no aniversário de 91 anos da cidade; projeto da nova pista de taxiway será doado por empresários londrinenses — faixa pavimentada que liga o pátio à pista de pouso e decolagem. Durante o encontro, foi anunciada a doação do projeto executivo da taxiway, oferecida por um empresário londrinense em parceria com a MSE Engenharia. A previsão é que o ILS seja inaugurado em 10 de dezembro, data em que Londrina completa 91 anos, como parte das entregas comemorativas do aniversário da cidade.
Segundo Amaral, todos os prazos estão sendo cumpridos e o novo sistema representará um marco para a aviação regional, garantindo mais segurança e eficiência nas operações. Além do ILS, o aeroporto já recebeu neste ano a ampliação da área de passageiros e o prolongamento da pista principal em 150 metros. A Prefeitura estima que a obra da taxiway custe entre R$ 20 e R$ 40 milhões e pretende garantir os recursos até abril de 2026, para licitar o projeto ainda no primeiro semestre. De acordo com a gerente do aeroporto, Daiane Persicotti, as entregas seguem conforme o cronograma estabelecido com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Cicea), e o novo sistema permitirá pousos seguros mesmo em condições climáticas adversas, tornando Londrina mais competitiva no setor aéreo.

