Prefeitura e Sanepar identificam novo despejo irregular de esgoto em galeria pluvial na região leste de Londrina
Lançamento clandestino partiu de condomínio na Avenida Robert Koch e representa o terceiro caso detectado na cidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), identificaram um novo ponto de lançamento clandestino de esgoto em uma rede de águas pluviais. O problema foi detectado durante vistoria técnica realizada na bacia do Córrego Barreiro, na zona leste da cidade. O escoamento irregular foi provocado por entupimento e ligação indevida entre as tubulações de esgoto e drenagem.
Este é o terceiro caso de despejo irregular encontrado em Londrina, após ocorrências semelhantes registradas na Gleba Palhano, zona sul, e no Lago Norte, zona norte. De acordo com o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Pereira, o lançamento clandestino parte de um condomínio residencial na Avenida Robert Koch, próximo ao fundo de vale do córrego. “Foi possível constatar visualmente o despejo, sem necessidade de testes com corante. Além disso, diversas tubulações estavam completamente obstruídas, o que agravou o problema”, explicou.
O responsável pelo condomínio foi notificado para regularizar a situação em até 24 horas, conforme determina a legislação ambiental e sanitária. Segundo Pereira, após o prazo, serão aplicadas multas aos empreendimentos infratores. A Prefeitura também realiza o monitoramento da qualidade da água (IQA) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e prepara o lançamento de um novo canal de denúncias ambientais.
O secretário reforçou que Londrina possui 84 córregos urbanos, um patrimônio ambiental que exige fiscalização rigorosa. “Temos a determinação do prefeito Tiago Amaral para atuar com firmeza, punindo todos os responsáveis por crimes ambientais”, destacou. Domingues também informou que o trabalho de remoção das macrófitas (alfaces-d’água) do Lago Igapó segue avançando. “Com o apoio de um caminhão munck equipado com lança de 20 metros, já retiramos mais de 20 caminhões cheios de plantas. Esse crescimento exagerado é consequência direta do excesso de nutrientes e matéria orgânica trazidos pelo esgoto”, completou. Denúncias ambientais podem ser feitas pelos telefones (43) 3372-4770 e (43) 3372-4771.

