Prefeitura Municipal amplia atendimentos do Cadastro Único em Londrina
Antes de iniciarem suas atividades, os 24 profissionais participaram de um curso de capacitação, promovido pela equipe da SMAS, que incluiu uma avaliação sobre o conteúdo dado. Agora, eles atuam nas dez unidades do Centros de Referência de Assistência Social, distribuídas em todas as regiões da cidade, e no Centro

Recentemente, a Prefeitura de Londrina ampliou a oferta de vagas para atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), mediante a atuação de 24 novos entrevistadores sociais. Esses profissionais foram contratados em julho pelo Instituto Leonardo Murialdo (EPESMEL), entidade conveniada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). E, em um mês, desde o início dos trabalhos, foram atualizados 3.526 cadastros. Antes de iniciarem suas atividades, os 24 profissionais participaram de um curso de capacitação, promovido pela equipe da SMAS, que incluiu uma avaliação sobre o conteúdo dado. Agora, eles atuam nas dez unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídas em todas as regiões da cidade, e no Centro POP.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, os números reforçam o compromisso da gestão em ampliar o acesso da população aos programas sociais. “Nosso compromisso é garantir que a população seja bem atendida, com acolhimento e orientação adequados em todas as etapas do processo. O Cadastro Único é fundamental para que cada família tenha acesso às políticas públicas e estamos trabalhando para que esse atendimento seja cada vez mais humano e acessível”, enfatizou. As entrevistas para inclusão ou atualização dos dados no Cadastro Único são realizadas mediante agendamento prévio. Em um mês, os novos entrevistadores sociais efetuaram 3.193 atualizações nessas unidades.
Um dos usuários atendidos foi o aposentado Antônio Tamagnini, de 74 anos, que esteve no CRAS Centro A (rua Ermelindo Leão, 270) para fazer o Cadastro Único e, assim, pode solicitar sua Carteira do Idoso para ter acesso à gratuidade ou desconto nas viagens interestaduais. “O tratamento aqui é ótimo, uma maravilha. Cheguei adiantado em meia hora, com horário marcado para 15h, e começaram a atender antes”, elogiou. Além disso, há casos em que o governo federal determina visitas em domicílio, como explicou a diretora de Proteção Social Básica da SMAS, Amanda Gonçalves. “Caso a família tenha sido inserida pelo governo federal nos procedimentos de averiguação ou revisão cadastral, a gestão municipal do Cadastro Único precisa fazer a entrevista de atualização em domicílio. Entretanto, os dados e informações prestados são autodeclaratórios”, detalhou.
A coordenadora da equipe do Cadastro Único da Epesmel, Aline Índio, explicou que as atividades são realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira. “Além das equipes nos dez CRAS e no Centro Pop, temos ainda uma equipe para visitas, que faz diariamente os atendimentos domiciliares das pessoas que não podem se deslocar até essas unidades, por diferentes motivos”, esclareceu. Os contratos firmados com os entrevistadores sociais têm prazo pré-determinado. E as contratações foram feitas pela Epesmel por meio do edital de Processo Seletivo n° 014/2025. Com informações do N.Com.