Prefeitura Municipal lança edital para captação de patrocínios do Carnaval 2026 de Londrina
Como contrapartida ao investimento, com valor mínimo por cota de R$ 30.000,00, as empresas parceiras recebem visibilidade e divulgação, incluindo a exposição de marcas e o direito de realizar ações promocionais em espaços oficiais

A Prefeitura de Londrina elaborou uma iniciativa inédita para retomar a realização do Carnaval na cidade, reunindo diversidade cultural, acessibilidade, inclusão social, sustentabilidade e movimentação da economia local. Na sexta-feira (16), foi publicado o Edital de Chamamento Público, e na segunda-feira (19) serão abertas as inscrições para entes da iniciativa privada interessados em patrocinar o Carnaval 2026 de Londrina. Por meio dessa captação de recursos, serão financiadas a infraestrutura e a programação cultural do evento, como palcos, segurança e cachês artísticos, sem que haja ônus para o Município. Como contrapartida ao investimento, com valor mínimo por cota de R$ 30.000,00, as empresas parceiras recebem visibilidade e divulgação, incluindo a exposição de marcas e o direito de realizar ações promocionais em espaços oficiais.
A íntegra do edital de Chamamento Público foi publicada na edição n° 5.676 do Jornal Oficial e na página da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), no Portal da Prefeitura. O documento detalha os documentos exigidos, os critérios de seleção da Comissão Especial instituída para esse certame, e os procedimentos para prestação de contas. As inscrições das propostas ficarão abertas de segunda (19) até 18h de sexta-feira (23), exclusivamente na plataforma Londrina Cultura, na aba “Oportunidade”. Entre os dados obrigatórios, os proponentes deverão informar o valor da cota de patrocínio, qual o segmento de público, como será a execução e operacionalização das atividades, além de indicar as despesas a serem custeadas e se haverá fornecimento direto de bens e serviços.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (43) 3371-6611 da Diretoria de Incentivo à Cultura da SMC. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O processo de seleção para patrocínio do Carnaval 2026 de Londrina foi viabilizado pela Lei Municipal n° 14.061 de 2025, que seguiu os moldes da Lei Estadual de Patrocínio, e contempla não só empresas, organizações ou entidades, mas também pessoas físicas. “A criação desta nova lei possibilita que a iniciativa privada patrocine eventos públicos. A expectativa é que, agora, a população tem um dispositivo legal para apoiar eventos dos mais variados, dentro de nosso calendário cultural”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca.
O processo de seleção de patrocinadores para o Carnaval 2026 de Londrina é conduzido pela Comissão Especial, formada por representantes de várias secretarias municipais, e que irá avaliar todas as propostas enviadas dentro do prazo. As etapas vão desde a submissão digital das propostas até a análise técnica, baseada em diretrizes de interesse público. O cronograma prevê que o resultado final do Chamamento Público seja divulgado no início de fevereiro. As propostas vencedoras são convocadas para assinar o Contrato de Patrocínio em até cinco dias após a convocação, sob pena de perda do direito e chamamento do próximo classificado.
Com o resultado, será possível definir as datas e atrações do Carnaval de Londrina. Até o momento, a expectativa é de que o evento seja realizado entre 13 e 17 de fevereiro, na área de Lazer Luigi Borghesi, o Zerão, tendo a Prefeitura de Londrina como coorganizadora, por meio das secretarias e órgãos municipais envolvidos. Com informações do N.Com.

