Preta Gil morre aos 50 anos vítima de complicações de um câncer
Cantora, apresentadora e empresária iniciou o tratamento em janeiro de 2023; morte foi confirmada pela família neste domingo

A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo, aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ela havia iniciado o tratamento em janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico da doença. A informação da morte foi confirmada pela família da artista.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, dois anos após o retorno de seu pai, Gilberto Gil, do exílio em Londres durante a ditadura militar no Brasil. Filha de Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta nasceu em uma das famílias mais influentes da música brasileira.
A artista teve um único filho, Francisco Gil — o Fran —, que segue a tradição musical da família como integrante do trio Gilsons, ao lado de José Gil e João Gil, netos de Gilberto Gil.
Com uma carreira marcada por autenticidade, irreverência e defesa da liberdade de expressão, Preta Gil se consolidou como uma das vozes mais importantes da cultura brasileira nas últimas décadas.