Primeira-dama se encanta com Praça da Inclusão e Unidade da Seda na ExpoLondrina

A ExpoLondrina recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. Ela foi recepcionada pela comissão social da Sociedade Rural do Paraná, liderada por Elaine El-Kadre

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Primeira-dama se encanta com Praça da Inclusão e Unidade da Seda na ExpoLondrina | © Rubem Vital

Luciana percorreu vários espaços do Parque Ney Braga e passou um bom tempo na Praça da Inclusão, espaço inédito no Brasil em grandes eventos para atender famílias atípicas. “A Praça deu um upgrade na exposição, parabéns por este espaço, a gente precisa fazer com que as pessoas enxerguem esta causa, enxerguem o autismo. É muito importante inserir este tema na pauta”, relatou.

Elaine disse que a Sociedade Rural do Paraná fez questão de acolher este projeto, apresentado pelo Instituto TeAjudo e que resultou na praça da Inclusão na ExpoLondrina 2023. “Este projeto está aqui para a gente olhar com carinho, ter essa empatia e olhar também para a mães, cuidar de quem cuida, as famílias se sentem acolhidas tendo este espaço”, salientou.

João Gomes traz piseiro e Gustavo Mioto volta ao palco da ExpoLondrina nesta quinta-feira

Luciana visitou também a Unidade da Seda, na Smart Farm, onde ouviu explicações sobre a produção do casulo e até pegou uma larva na mão. Ela disse ter ficado impressionada com o trabalho da seda que é desenvolvido em Londrina. “Eu não sabia que existia essa produção aqui, fiquei encantada em saber que a maioria dos produtores são mulheres. Quando fiquei sabendo, tive interesse em conhecer, até porque também sou da área rural e vejo que este trabalho exige paciência, delicadeza e zelo para cultivar o bicho da seda”.

Mostrando habilidades manuais, Luciana fez uma pintura do símbolo universal da fibra da seda com as cores da bandeira paranaense em um tecido de seda exposto na unidade e ainda arriscou tecer num dos equipamentos.

A primeira dama disse ainda que em viagem a Lyon em 2019, conheceu a marca francesa Hermès de lenços de seda e disse que é sua vontade levar alguma produtora para conhecer o produto final da fábrica. “Seria muito valoroso para elas conhecer esse processo, que começa com a larva e se transforma num produto final encantador”.

Lyon é considerada o centro global da fibra e o Paraná é o maior gerador de fio do Brasil, reconhecido internacionalmente pela qualidade da fibra e pela economia sustentável. O Governador Ratinho Junior e o secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, representaram o Paraná no Festival da Seda de Lyon (Silk In Lyon), que reúne os representantes da indústria internacional e os maiores produtores de fio de seda do mundo.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9