Primeira geada de 2025 deve ocorrer nesta terça-feira no Paraná, alerta Simepar
Cidades como Pinhão e Guarapuava podem amanhecer com temperaturas entre 5ºC e 6ºC. Já na metade Norte do Estado, os termômetros devem marcar entre 11ºC e 13º

A primeira geada do ano deve ocorrer na manhã desta terça-feira (29) no Paraná, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). De acordo com os meteorologistas, as condições necessárias para o fenômeno — céu claro, baixa umidade, ausência de ventos e temperaturas abaixo de 5ºC — estarão presentes, quase como em uma “receita de bolo” para a formação da geada.
A partir de terça-feira, uma massa de ar frio e seco predominará sobre os estados do Sul, estabilizando o tempo e proporcionando madrugadas geladas e tardes amenas. O frio será mais intenso do que o registrado até agora em 2025, podendo estabelecer novas mínimas no ano. “Na retaguarda desta frente fria, temos uma massa de ar de características polares, mais fria e seca, típica do outono e início do inverno”, detalhou a meteorologista Júlia Munhoz.
Onde o frio será mais intenso
As regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba devem registrar mínimas abaixo de 10ºC. Cidades como Pinhão e Guarapuava podem amanhecer com temperaturas entre 5ºC e 6ºC. Já na metade Norte do Estado, os termômetros devem marcar entre 11ºC e 13ºC.
O destaque fica para o Sul do Paraná: cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão registrar mínimas próximas de 5ºC, elevando o risco de formação de geada, especialmente na madrugada de terça-feira. Entre terça e quinta, ainda haverá chance de geada fraca, embora a tendência seja de redução gradual devido ao aumento da nebulosidade a partir de quarta-feira.
As temperaturas máximas durante a tarde de terça-feira deverão ficar entre 20ºC e 23ºC na maioria das regiões, alcançando 25ºC a 26ºC no Norte e Oeste. A partir de sexta-feira, as mínimas ao amanhecer devem subir gradativamente, com valores próximos de 10ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado.
Alerta Geada
Com a aproximação de maio, mês em que as geadas se tornam mais frequentes no Paraná, o IDR-Paraná e o Simepar iniciam na próxima semana o tradicional “Alerta Geada”. O serviço, ativo desde 1995, avisa agricultores e a população em geral com 24 a 48 horas de antecedência sobre a ocorrência do fenômeno, ajudando na proteção de lavouras e na preparação para o frio intenso. Previsões detalhadas para os 399 municípios do Paraná podem ser consultadas no site www.simepar.br, com duas atualizações diárias. Com informações AEN.