Primeira previsão de safra 2025/26 aponta alta na produção de soja e milho no Paraná

Deral estima colheita de 22 milhões de toneladas de soja; plantio será liberado em setembro conforme regiões do Estado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Gilson Abreu / Arquivo / AEN

A primeira Previsão Subjetiva de Safra 2025/26 divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), indica aumento de área cultivada e produção de soja e milho no Estado. Na soja, principal cultura do período, a estimativa é de 5,79 milhões de hectares plantados, crescimento de 0,6% em relação ao ciclo anterior. A produção pode chegar a 22,05 milhões de toneladas, 4,2% acima das 21,1 milhões colhidas na safra passada. “Normalmente o crescimento ocorre sobre áreas de pastagem, mas neste ano também houve avanço sobre o feijão”, explicou o analista do Deral, Edmar Gervásio.

O plantio segue o calendário do vazio sanitário da ferrugem asiática. Na Região 2 (Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste), a emersão de plantas está liberada a partir de 1º de setembro, com prazo até 31 de dezembro. Já na Região 3 (Sudoeste), o plantio será permitido entre 11 de setembro e 10 de janeiro de 2026. Na Região 1 (Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral), a semeadura pode ocorrer de 20 de setembro a 20 de janeiro de 2026. Segundo o Deral, o andamento da safra ainda pode trazer resultados positivos ou negativos, dependendo das condições climáticas ao longo do ciclo.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9