Primeiras-damas do Paraná se reúnem para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres
O evento tem como objetivo ampliar o diálogo e integrar ações sociais voltadas, principalmente, às mulheres nos 399 municípios do Paraná

Mais de 130 primeiras-damas de municípios paranaenses participaram, nesta terça-feira (25), de um encontro promovido pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, no Palácio Iguaçu. O evento tem como objetivo ampliar o diálogo e integrar ações sociais voltadas, principalmente, às mulheres nos 399 municípios do Paraná. “A ideia é ajudar umas às outras, compartilhando boas práticas e promovendo impacto positivo na vida das mulheres em todo o Estado”, destacou Luciana.
Entre os principais resultados das iniciativas promovidas desde 2021 estão a Campanha Unidas contra a Dengue; Paraná Rosa, voltada à prevenção ao câncer de mama; a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, criada para respostas rápidas em desastres; e Banco da Mulher Paranaense, que já liberou R$ 236 milhões em créditos para negócios comandados por mulheres.
Outro dado positivo apresentado no encontro foi a redução de 18% nos casos de feminicídio no Paraná, reflexo do programa Mulher Segura, agora em expansão para todos os municípios. Além disso, a Defensoria Pública do Paraná detalhou o programa Ampara, que oferece atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência.