Primeiros estudantes embarcam para os EUA no programa inédito Ganhando o Mundo Agrícola

No exterior, além de aulas de inglês, os jovens terão disciplinas voltadas à gestão, empreendedorismo e práticas agrícolas, com visitas a fazendas, indústrias e empresas do setor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: SECOM

A manhã deste sábado (16) foi marcada por emoção no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com o embarque da primeira turma do Ganhando o Mundo Agrícola. Ao todo, 50 estudantes de colégios agrícolas da rede pública estadual partiram rumo ao estado de Iowa, nos Estados Unidos, onde viverão um semestre de intercâmbio focado em agronegócio.

Essa é a primeira edição do programa voltada exclusivamente a alunos de formações técnicas em Agricultura, Florestal, Operação de Máquinas Florestais, Agropecuária e Agronegócio. No exterior, além de aulas de inglês, os jovens terão disciplinas voltadas à gestão, empreendedorismo e práticas agrícolas, com visitas a fazendas, indústrias e empresas do setor.

Para a estudante Hyasmim Corbari, de São Miguel do Iguaçu, a viagem é a realização de um sonho. “Sempre dizia que queria conhecer os Estados Unidos. Hoje embarco com o coração cheio de gratidão. Sei que voltarei transformada”, disse. Já Ana Laura Prestes, de Palmeirinha, contou que o nervosismo se mistura com a expectativa. “Meu coração está disparado, mas tenho certeza que meu futuro será outro depois dessa experiência”, afirmou.

Entre os familiares, o clima foi de orgulho e emoção. Pais como Niuceia Nunes e Julio Woruby, de Irati, destacaram a oportunidade como transformadora. “Ela vai voltar cheia de ideias e tecnologias que poderão beneficiar nossa comunidade”, disse o pai sobre a filha Ana.

O secretário da Educação, Roni Miranda, ressaltou a importância da iniciativa: “O Paraná tem vocação agrícola, e esse intercâmbio vai trazer conhecimentos que poderão ser aplicados aqui no futuro”. O secretário das Cidades, Guto Silva, completou: “É um programa que forma líderes. Eles voltam não só transformados, mas também dispostos a transformar”.

Os estudantes ficarão hospedados no campus da University of Northern Iowa, em Cedar Falls. A segunda turma deve embarcar em janeiro de 2026.

O Ganhando o Mundo, criado em 2022, é considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual. Já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores e conta com investimento superior a R$ 500 milhões, que cobre passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

Na edição de 2025, 1.300 alunos viajarão para destinos como Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, País de Gales e Nova Zelândia. Além dos 100 estudantes de escolas agrícolas que seguirão para os EUA, a próxima edição, em 2026, abrirá número recorde de 2 mil vagas.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9