Problemas operacionais no Sistema Tibagi afetam bairros de Londrina nesta segunda-feira
De acordo com a Companhia, a população precisa priorizar o uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal e adiar limpezas e outras atividades que demandem grande volume do produto

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informa que o abastecimento em bairros das regiões leste, norte e sul de Londrina está comprometido nesta segunda-feira (01) em função de problemas operacionais no Sistema Tibagi. A situação foi resolvida ainda ontem, porém os reservatórios que abastece estas regiões atingiram nível mínimo e, por isso, o abastecimento foi restringido. No momento o sistema está sendo retomado. A previsão é de voltar a distribuir água gradativamente ao longo de hoje com normalização do abastecimento entre a tarde e à noite.
De acordo com a Companhia, a população precisa priorizar o uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal e adiar limpezas e outras atividades que demandem grande volume do produto. Poderão ficar desabastecidos os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
CONTEXTO – O Sistema Tibagi operou neste domingo com 70% da sua capacidade devido a limitação no fornecimento de energia, acordado com a Copel. A concessionária de energia promoveu melhorias ne rede e voltou a fornecer a carga total. A manobra, porém, resultou em pane em alguns equipamentos eletromecânicos, resolvidos por técnicos da Sanepar ainda durante a noite de domingo. A perda de produção e o consumo elevado, devido às altas temperaturas, comprometeu unidades que atendem as regiões leste, norte e sul.
O abastecimento em bairros da região Oeste e de Cambé segue normal, recebendo água do Tibagi, porque os reservatórios mantiveram níveis regulares. A região central de Londrina está abastecida pelo Sistema Cafezal. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800-200-0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Com informações da Sanepar.

