Procon-PR registra 16.498 atendimentos na primeira quinzena de janeiro

Telefonia, bancos e comércio eletrônico são os segmentos com o maior número de reclamações feitas por consumidores nas plataformas de atendimento da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
O índice de resolutividade das reclamações formalizadas ultrapassa 80%, o que pode explicar o aumento no número de consumidores que buscaram a ajuda do órgão. Foto: SECOM

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), registrou 16.498 atendimentos na primeira quinzena de janeiro de 2026. O volume representa aumento de 54,6% na comparação com igual período do ano passado, quando 10.667 pessoas buscaram os serviços do Procon-PR. Como em outros períodos, telefonia, bancos e comércio eletrônico continuam sendo os segmentos que geram mais reclamações.

“Estamos falando de mais de 16 mil atendimentos após a virada do ano, um número surpreendente”, comenta a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. Segundo ela, o índice de resolutividade das reclamações formalizadas ultrapassa 80%, o que pode explicar o aumento no número de consumidores que buscaram a ajuda do órgão porque algo não vai bem nas relações de consumo envolvendo produtos e serviços.

O acesso facilitado aos canais de atendimento, seja presencialmente ou por meio de plataformas digitais, como pelo consumidor.gov.br, também tem contribuído para a alta constante na procura por soluções – apenas nessa plataforma foram 11,6 mil registros nos primeiros 15 dias do ano. “O consumidor tem tido mais acesso a informações e, cada vez mais, tem buscado seus direitos”, comenta Claudia. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9