Produção industrial do Paraná cresce 1,1% em novembro e supera média nacional
Resultado foi o terceiro melhor do país no período, segundo levantamento do

A produção industrial do Paraná avançou 1,1% em novembro, desempenho superior ao da indústria brasileira, que ficou estável (0%) no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse resultado, o Paraná registrou o terceiro melhor desempenho do país no mês, atrás apenas de Mato Grosso (7,2%) e Espírito Santo (4,4%).
Enquanto o setor industrial paranaense apresentou crescimento, outros estados de grande peso econômico tiveram retração, como São Paulo (-0,6%), Santa Catarina (-0,8%) e Rio de Janeiro (-1,9%). No acumulado dos 11 meses já divulgados em 2025, o resultado de novembro foi o segundo melhor do ano no Paraná, ficando atrás apenas de fevereiro, quando a indústria estadual cresceu 2%.
Outros indicadores também apontam evolução do setor no Estado. O Paraná registrou alta de 0,5% no acumulado dos últimos 12 meses e de 0,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2025. Em ambos os recortes, o principal destaque foi a fabricação de produtos químicos, com crescimento próximo de 10%, além do segmento de celulose, papel e produtos de papel, que manteve avanço de 4,1%, reforçando a sustentação do desempenho industrial paranaense.

