Professora Flávia Cabral é a nova líder do Executivo na Câmara de Londrina
Parlamentar em segundo mandato, Flávia Cabral também é Procuradora Especial da Mulher e vice-presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Em discurso, a vereadora afirmou que pretende construir pontes entre a Câmara Municipal e a administração municipal

A vereadora Profª Flávia Cabral (PP) foi escolhida como a nova líder do governo na Câmara Municipal de Londrina. A nomeação foi oficializada pelo prefeito Tiago Amaral (PSD) em documento enviado ao Legislativo e lido durante a sessão plenária de terça-feira (06). Até então, o vereador Marcelo Oguido (PL) atuava como líder do Executivo. Além de Cabral, o prefeito indicou o vereador Antônio Amaral (PSD) como vice-líder.
Parlamentar em segundo mandato, Flávia Cabral também é Procuradora Especial da Mulher e vice-presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Em discurso, a vereadora afirmou que pretende construir pontes entre a Câmara Municipal e a administração municipal. “Enxergo essa liderança como uma missão. Londrina tem pela frente pautas importantes para o seu desenvolvimento, projetos que exigem responsabilidade, capacidade de articulação e, sobretudo, diálogo. Não há avanço sem escuta e sem construção coletiva. Coloco-me à disposição desta Casa para fazer essa interlocução com transparência, respeito institucional e compromisso com o bem comum”, disse.
Conforme o Regimento Interno da Câmara de Londrina, o prefeito tem a possibilidade de indicar vereadores, na condição de líder e vice-líder do governo, para interpretarem o pensamento da Prefeitura diante da Câmara. O chefe do Executivo também pode, mediante comunicação escrita, delegar ao líder de governo a atribuição de apresentar requerimento de retirada ou de retorno à pauta de proposições de autoria do Executivo. O vice-líder, por sua vez, substitui o líder nas ausências ou impedimentos deste. Até o momento, não houve indicação de vice-liderança.
Perfil da líder – Nascida na Santa Casa de Londrina, em 1973, Flávia Cabral viveu em Rolândia até os 5 anos de idade, quando mudou-se com a família para Londrina, onde se tornou professora, empresária e ativista nas áreas da educação, da saúde e valorização da mulher e do combate ao câncer. Há duas décadas e meia, a Professora Flávia dá aulas no Curso Sigma e, por 15 anos, foi supervisora do Colégio Universitário. Em 2004, Flávia Cabral fundou a própria empresa, um curso preparatório para concursos e vestibulares. Uma das marcas da empresa – e que é motivo de orgulho –, segundo a vereadora, é ser um dos cursos preparatórios com mais mulheres em seus quadros, em todos os cargos.
Em 2018, após a descoberta e o início da batalha contra um câncer de mama, a professora idealizou e executou o Projeto Travessia, que, por meio da escrita criativa, transforma as angústias e incertezas do paciente oncológico, amigos e familiares em poesia. O Travessia leva conforto e esperança a muitas famílias. Em 2020, no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), disputou as eleições pela primeira vez e foi a terceira vereadora mais votada da 18ª Legislatura (2021 a 2024), com 3.923 votos.
Professora Flávia Cabral notabilizou-se na Câmara Municipal de Londrina pelo foco na Educação, na saúde e proteção a mães e filhos e por ter sido a primeira mulher a presidir por duas vezes a Comissão de Justiça, a mais importante do Legislativo, na história da Casa de Leis Municipal. Entre outros projetos de relevância, a Vereadora Flávia Cabral é autora e coautora de leis como “Órfãos do Feminicídio” e “Equipes multidisciplinares”. Segundo Cabral, o foco na Educação e na proteção a mães e filhos é um compromisso de vida com os londrinenses que a elegeram. Em 2024, foi reeleita vereadora, para a 19ª Legislatura (2025-2028), com 5.751 votos. Com informações da Câmara Municipal de Londrina.