Professores de CEIs filantrópicos pressionam Prefeitura e não descartam paralisação na próxima semana
Após mobilizações e reuniões sem avanços concretos, Sinpro Londrina se reúne nesta quinta com a Prefeitura; assembleia da categoria está marcada para sábado

O Sinpro Londrina, sindicato que representa os professores da rede particular, confirmou para esta quinta-feira (8), às 9h, uma reunião com a Prefeitura de Londrina na Secretaria de Gestão. A expectativa é discutir as reivindicações da categoria que atua nos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos do município. O encontro acontece após diversas tentativas de diálogo, que resultaram em uma breve reunião no dia 24 de abril com o prefeito Tiago Amaral e representantes das secretarias da Fazenda, Planejamento e Educação. Na ocasião, foi prometido um estudo para buscar soluções rápidas, mas, segundo o sindicato, ainda não houve avanços concretos.
Como forma de protesto, cerca de 300 professoras realizaram uma mobilização em 26 de abril em frente à Secretaria de Educação, interrompendo o trânsito e expressando indignação com a falta de resposta do poder público. O movimento ganhou força no último dia 3 de maio, com uma manifestação no Calçadão central, integrando as ações do Dia do Trabalhador.
Uma nova assembleia da categoria está marcada para sábado, 10 de maio, na sede administrativa do Sinpro, onde será avaliado o resultado da reunião desta quinta. “Dependendo do andamento nos próximos dias, não está descartada uma paralisação a partir de segunda-feira”, declarou o presidente do sindicato, professor André Cunha. A categoria reúne cerca de 1.400 professoras, vinculadas a 62 entidades filantrópicas, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 8 mil crianças em Londrina.