Profissionais de saúde tomam posse para atuar na rede municipal de Londrina
Agora, seguindo os trâmites de contratação para o serviço público, eles estão aptos para iniciarem suas atividades na rede municipal de saúde. Foto: Emerson Dias/N.Com

Ao todo, 17 profissionais de saúde aprovados no Concurso Público n° 212/2022 e nomeados pela Prefeitura de Londrina assinaram os termos de posse para assumirem seus cargos na tarde de quarta-feira (06). Eles foram recebidos pelo prefeito em exercício, João Mendonça, e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no auditório da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Agora, seguindo os trâmites de contratação para o serviço público, eles estão aptos para iniciarem suas atividades na rede municipal de saúde. Dentre os 28 candidatos que foram convocados, 17 iniciam agora e os demais pediram prorrogação da posse, com previsão de ingressarem no Município a partir de outubro. Os cargos que estão sendo preenchidos com esses novos servidores são: Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Técnico de Saúde da Família e Atenção Domiciliar, Enfermeiro em Saúde da Família e Atenção Domiciliar, além de médicos plantonistas nas áreas de Medicina Geral, Pediatria e Ortopedia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os ACSs irão para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já os dois novos médicos pediatras atuarão no Pronto Atendimento Infantil (PAI), e os três plantonistas ortopedistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jardim Sabará e do Jardim do Sol. Os profissionais de enfermagem serão distribuídos entre a Atenção Primária e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

“Todos eles fizeram concurso para cargos específicos, e dentro desses cargos identificamos quais as nossas maiores necessidades. Por exemplo, os ACSs vão para UBS com maior necessidade de reposição; os pediatras, nesse primeiro momento, para o PAI, os ginecologistas para a Maternidade, ortopedistas para as duas UPAs, e os anestesistas que vão entrar vão para a maternidade. E assim sucessivamente, de acordo com cada cargo”, explicou. Futuramente, o concurso terá novas convocações, já que o edital disponibilizou 41 vagas para diversos cargos. Com informações do N.Com.