Proibidas no Brasil: Conheça 4 Plantas Cujo Cultivo é Ilegal no País

A matéria detalha quatro plantas — maconha, coca, trombeteira e papoula — que são proibidas de serem cultivadas no Brasil devido às substâncias psicotrópicas que contêm e ao potencial para serem usadas em drogas ilícitas. A única exceção é com autorização especial da Vigilância Sanitária

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
MACONHA, COCA, TROMBETEIRA E PAPOULA - Divulgação Paiquerê FM

Nem toda planta pode ser cultivada livremente no território brasileiro. Por razões de segurança e saúde pública, as autoridades proíbem o cultivo de certas espécies, que podem ser usadas na formulação de drogas ilícitas ou que causam efeitos psicotrópicos perigosos. A permissão para cultivá-las só é concedida em casos especiais, com autorização da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

 

Maconha (Cannabis sativa)

 

A mais conhecida entre as plantas proibidas, a maconha, é tema de um debate crescente sobre seu uso medicinal. Embora o porte de pequenas quantidades possa ser enquadrado como uso pessoal, o cultivo sem autorização é punido pela lei, e a posse de mais de 40 gramas pode levar à acusação de tráfico. No entanto, o avanço de estudos sobre os benefícios terapêuticos da cannabis pode mudar esse cenário no futuro.

 

Coca (Erythroxylum coca)

 

A planta da qual se extrai a cocaína é proibida no Brasil, ao contrário de países vizinhos como Peru, Bolívia e Colômbia. Nesses locais, a folha de coca é cultivada legalmente por comunidades andinas para fins tradicionais, como amenizar os efeitos da altitude e preparar chás com propriedades digestivas e antioxidantes. No Brasil, contudo, o cultivo da Erythroxylum coca pode levar à prisão.

 

Trombeteira (Brugmansia suaveolens)

 

Com suas belas e enganadoras flores, a trombeteira é uma planta que pode ser encontrada na beira de rios e cujo consumo é extremamente perigoso. Fazer um chá com suas partes pode causar efeitos colaterais terríveis, como paralisia, confusão mental, taquicardia e, em casos mais graves, a morte. Embora, em doses controladas, ela possa ter uso medicinal em potencial para asma e convulsões, os riscos elevados a tornam uma planta proibida.

 

Papoula (Papaver somniferum L.)

 

A papoula, uma planta de aspecto frondoso, é a fonte de opiáceos como a heroína, uma das drogas mais devastadoras que existem. Embora sua produção nunca tenha sido grande no Brasil, a planta foi banida devido à grave crise de dependência de opioides em outras partes do mundo. É importante notar, porém, que as sementes de papoula são seguras e usadas de forma comum na culinária de diversos países.

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.