Projeto “Brigadinha” promove conscientização sobre bem-estar animal em Londrina
A iniciativa, em parceria com SME e o CMTU, que atua em escolas da rede pública londrinense irá retomar suas atividades...

O projeto “Brigadinha”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o serviço de Bem-Estar Animal da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), retoma suas atividades nesta quarta-feira (12). A primeira palestra da série será realizada para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Santos Dumont (Rua Michael Faraday, 94, Vila Industrial), com o tema “Adoção responsável e cuidados básicos com animais de estimação”. A atividade começa às 9h.
O projeto “Brigadinha” tem como objetivo principal estimular a adoção responsável de animais e reforçar a importância de cuidados veterinários regulares. Durante as palestras, são abordados temas como vacinas obrigatórias, prevenção de doenças, redução de zoonoses e controle populacional de animais. As crianças também são incentivadas a participar de debates sobre esses assuntos, o que ajuda a promover uma conscientização que se estende para suas famílias.
De acordo com a médica veterinária Bruna Garcia, uma das responsáveis pelo projeto, as palestras têm um impacto importante, pois ensinam as crianças que adotar um animal é um compromisso de longo prazo, que exige tempo, recursos e dedicação. Garcia também destaca que a atividade incentiva o respeito pelos animais e cria uma conexão emocional, o que ajuda a evitar o abandono de pets no futuro. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, ela leva um cãozinho para interagir com os alunos durante as palestras.
Na primeira etapa de 2025 do “Brigadinha”, 14 escolas municipais estão inscritas, com alunos entre 9 e 10 anos. No primeiro semestre, sete unidades serão visitadas: as escolas Santos Dumont, Padre Anchieta, Moacyr Teixeira, Moacyr Camargo Martins, João XXIII, Mari Carrera Bueno e Melvin Jones. Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.