Projeto “Com Elas nos Bairros” promove fortalecimento de políticas públicas para mulheres em Londrina
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Idoso (SMI)

Lançado no Mês da Mulher, o projeto “Com Elas nos Bairros”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Idoso (SMI), iniciou na terça-feira (11) a programação de encontros nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Durante a primeira atividade, trinta mulheres atendidas no grupo de acompanhamento do CRAS SUL B, localizado na Rua Lírios dos Vales, 59, no Parque das Indústrias, participaram de um chá da tarde especial, no qual puderam discutir temas do seu cotidiano e conhecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.
Os primeiros encontros do projeto ocorreram nas unidades do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). No dia 7 de março, o CCI Norte organizou uma roda de conversa, com sorteio de brindes e café da manhã, e no dia 10, o projeto foi levado ao CCI Leste, promovendo um encontro de reflexão e troca, além de um baile temático no CCI Oeste, com música ao vivo, destacando a beleza das mulheres idosas.
Agora, o “Com Elas nos Bairros” entra em um novo ciclo de ações descentralizadas, percorrendo todas as regiões da cidade. Durante este mês, o projeto fará parte do calendário de reuniões do CRAS, apresentando para as mulheres de cada território os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, como o Centro de Oficinas para Mulheres (COM) e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CAM), além de outras iniciativas. “Temos 10 CRAS na cidade, localizados em territórios mais vulneráveis, e a maioria das pessoas atendidas são mulheres, muitas liderando suas famílias. As ações são para fortalecer essas mulheres, oferecendo informações e momentos de valorização”, explicou a secretária Marisol Chiesa.
Na tarde de terça-feira (11), as mulheres atendidas pelo CRAS SUL B discutiram temas variados, que iam desde a rotina doméstica até o cotidiano no trabalho e as relações com outras mulheres. “Em cada mesa, trabalhamos um tema, e as participantes faziam um rodízio entre elas, discutindo todos os assuntos. Depois, oferecemos um chá da tarde com coffee break, refrigerante, suco e chá, criando um momento especial de valorização da mulher, com o objetivo de promover convivência comunitária, acesso à informação e participação social”, comentou a gerente de Gestão de CRAS da SMAS, Débora Serpa.
O projeto também teve destaque no lançamento da programação do Mês da Mulher, e sua próxima edição será realizada na quinta-feira (13), com a equipe do CRAS Rural. Neste encontro, mulheres do distrito de Guaravera iniciarão a produção de um fotodocumentário de bolso, expressando o cotidiano do distrito. A atividade acontecerá às 9h, no salão paroquial da Igreja Católica, localizada na Avenida São João, no distrito de Guaravera. O trabalho foi planejado pelo CRAS/PAIF e o programa Movimenta CRAS.
Além disso, a representante da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) irá fornecer orientações sobre os tipos de violência doméstica e familiar, e os serviços de prevenção e enfrentamento disponíveis no município. “A SMPM também divulgará oportunidades de capacitação e qualificação profissional, além de informações sobre a Sala da Mulher Empreendedora. O objetivo é fortalecer o relacionamento com a comunidade, mostrando que as mulheres podem acessar esses serviços”, afirmou Rosângela Teruel, assessora de Planejamento e Gestão da SMPM.
Com uma programação diversificada durante o Mês da Mulher, o projeto “Com Elas nos Bairros” continuará ao longo do ano. “O projeto foi lançado em março, mas a ideia é mantê-lo durante todos os meses e nos próximos anos. Vamos levar os serviços da SMPM para todas as regiões e distritos, utilizando equipamentos públicos existentes. Esse trabalho em rede, com a colaboração de diversas secretarias, visa acolher as mulheres de Londrina de forma contínua”, destacou Teruel. Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.

