Projeto cultural em Londrina promove rodas de conversa sobre mulheres negras do blues e jazz

Idealizado pela cantora Cecília Bandeira, “Imortais, Vozes que Ecoam” resgata a história e a potência de artistas como Billie Holiday e Nina Simone, com rodas de conversa em agosto e concertos em novembro

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / Renilson Guimarães

O projeto “Imortais, Vozes que Ecoam”, aprovado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, realiza nos dias 14 e 21 de agosto a roda de conversa “As Vozes de Mulheres Pretas do Blues e Jazz: Conquistas e Desafios”. Os encontros acontecem na Biblioteca Municipal Eugenia Monfranati, no Bairro Ouro Branco, e serão conduzidos pela cantora e idealizadora da iniciativa, Cecília Bandeira.

A proposta busca valorizar e resgatar a trajetória de artistas como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Nina Simone e Ma Rainey — mulheres negras fundamentais para a história do jazz e do blues, mas que tiveram suas vozes historicamente silenciadas. “As rodas colocam o projeto para além do palco. São atos de resistência e reivindicação, onde narro histórias e interpreto músicas que resgatam a potência dessas mulheres”, destaca Cecília.

As rodas de conversa antecedem os concertos marcados para 22 e 23 de novembro, no Teatro Ouro Verde, com regência de Eduardo Assad Sahão e orquestra de câmara. As apresentações terão ingressos a preços populares e parte deles distribuídos gratuitamente para a comunidade, em celebração ao Dia da Consciência Negra. Os encontros serão no dia 14, às 15h, e no dia 21, às 10h. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo WhatsApp (43) 3154-6611. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio do Armazém do Músico e da Unimed Londrina.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9