Projeto da UEL oferece suporte psicológico a trabalhadores do Hospital da Zona Sul de Londrina

Iniciativa atende servidores desde 2023 com escuta clínica, ações em grupo e atividades de expressão, buscando aliviar o impacto emocional da rotina hospitalar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post

Diante do aumento na demanda por apoio psicológico entre profissionais da saúde no período pós-pandemia, estudantes e docentes do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) criaram o projeto de extensão “Promoção de Saúde e Suporte Psicológico com Trabalhadores do Município de Londrina”. A ação, iniciada em 2023, tem como foco os servidores do Hospital Eulalino Ignácio de Andrade, o Hospital da Zona Sul de Londrina.

O projeto surgiu a partir de uma atividade da disciplina de Políticas Públicas, coordenada pela professora Alejandra Astrid Leon Cedeno, em resposta a um convite da direção do hospital, que enfrentava altos índices de afastamentos por adoecimento psíquico entre os profissionais.

A proposta se desenvolve em três frentes:

Psicoterapia breve individual, com até 12 sessões;

Ações coletivas em grupo, voltadas ao compartilhamento e acolhimento; e

Atividades de arte e expressão, que levam leveza ao ambiente hospitalar.

Com supervisão da professora Meyre Eiras, os atendimentos seguem a metodologia da psicoterapia breve, voltada a queixas pontuais e com início, meio e fim definidos, para ampliar o acesso ao cuidado dentro da realidade de alta demanda. O projeto também está alinhado ao grupo de trabalho sobre saúde mental do Ministério Público de Londrina, criado após a pandemia.

Dados da OMS apontam que houve um aumento de 25% nos casos de sofrimento psíquico intenso no mundo, reforçando a urgência de iniciativas como esta. A proposta segue em expansão, promovendo o bem-estar de quem cuida da saúde da população, e evidenciando a importância do olhar atento à saúde mental dos profissionais da linha de frente.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9