Projeto da vereadora Jessicão que proíbe banheiros unissex é aprovado em Londrina
Projeto da vereadora Jessicão que proíbe banheiros unissex é aprovado em Londrina | © Reprodução "X"

O projeto de lei da vereadora Jéssica Ramos Moreno, a Jessicão, que proíbe banheiros unissex, os chamados banheiros neutros, em Londrina, é aprovado pela Câmara de Vereadores do Município – após anos em pauta. A lei de autoria da vereadora entrará em vigor na data de sua publicação. De acordo com a comunicação da própria vereadora ao nosso Jornalismo, também há um outro projeto que dispõe sobre a proibição da participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBTQIA+.

Vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve 11% de abstenção

PARADA – A vereadora ainda detalha que a participação de crianças e adolescentes nos desfiles LGBTQIA+ poderá ser permitida apenas mediante autorização judicial, conforme pregam artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Jessicão justifica que o descumprimento acarretará multa de até R$ 10 mil por hora pela indevida exposição do menor ao ambiente impróprio – que é cercado de exposição de nudez e consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

“Em poucas palavras, não é aceitável que o Município de Londrina, sem qualquer fundamentação legal, adote tal medida, sendo preciso respeitar a anatomia masculina e a anatomia feminina. Indo mais além, banheiros sem gênero não podem ser interpretados como uma mera pauta política, como vem sendo feito em alguns lugares do mundo, inclusive do Brasil, mas sim de segurança e higiene sanitária” – justificou a vereadora Jessicão, que não considera saudável o uso de banheiros ‘unissex’.