Projeto gratuito leva aulas de cenografia a oito cidades do Paraná; Londrina será a primeira a receber a oficina

Comandado pelo premiado cenógrafo Gelson Amaral, curso oferece 40 vagas por cidade e busca formar mais de 300 profissionais na área cultural

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

Um projeto vai levar, a partir de maio, o premiado cenógrafo Gelson Amaral para ministrar aulas de Cenografia e Cenotécnica, completamente gratuitas, para oito chamadas cidades-núcleos, um curso que tem o potencial de formar mais de 300 profissionais ligados a uma parte primordial de criação artística no palco, seja ela para o teatro, música, dança ou eventos culturais. Até dezembro, o projeto Núcleos Paranaenses de Cenografia passa por Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá, disponibilizando em cada uma das cidades quarenta vagas para pessoas maiores de 18 anos. A primeira oficina acontece em Londrina, de 26 de maio a 6 de junho, no Sesc Londrina Centro, localizado na Rua Fernando de Noronha, 264.

Aprovado no Edital Qualifica Paraná, pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal, o projeto tem como objetivo expandir a formação nas áreas técnicas das artes da cena, algo ainda pouco oferecido no Brasil em termos de profissionalização. Com foco na Cenografia e Cenotécnica, as Oficinas propõem o compartilhamento de conhecimentos conceituais, teóricos, historiográficos, estéticos, criativos e práticos desse universo conhecido muito bem por Gelson Amaral.

Formado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Amaral também passou pelo curso de Cenografia e Indumentária do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) dirigido por Antunes Filho, sob coordenação do cenógrafo e também arquiteto José Carlos Serroni, um dos maiores nomes da cenografia nacional e que também inspira a metodologia das Oficinas com o conceito do seu Espaço Cenográfico, em São Paulo. Em meio a inúmeras produções, impossível não mencionar o Prêmio Shell de Melhor Cenografia, recebido em 2002 por Gelson Amaral pelo cenário do espetáculo teatral “Da Arte de Subir em Telhados”, da renomada Armazém Companhia de Teatro. As inscrições para o curso em Londrina já estão abertas e podem ser feitas via formulário disponível on-line, pelo link.

Gekson Amaral Foto: Fábio Alcover

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9