Projeto Guarda Municipal Mirim forma 69 alunos e reforça valores de cidadania em escola do União da Vitória
Iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social promoveu quatro meses de atividades com foco em prevenção, disciplina e integração entre estudantes e a segurança pública

A Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, no Conjunto União da Vitória, foi palco de uma manhã especial nesta quinta-feira (26) com a formatura de 69 estudantes do 4º ano no projeto Guarda Municipal Mirim (GMM), edição 2025. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo estreitar laços entre alunos e a corporação, além de estimular valores de cidadania, respeito e prevenção.
Durante quatro meses de encontros semanais, os estudantes participaram de 16 atividades que abordaram temas como combate ao bullying, violência doméstica, uso de álcool e drogas, além de cidadania, disciplina, regras e ordem unida. A vice-diretora da escola, Erlane Caldieri Augusto, celebrou os impactos positivos do projeto no ambiente escolar. “Houve uma mudança no comportamento dos alunos, com reflexos inclusive nas demais turmas. As crianças demonstraram mais autonomia, segurança e conscientização”, destacou.
O secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, enfatizou o valor social da iniciativa. “É um orgulho para a Guarda Municipal ver esse projeto crescer. Ele mostra que segurança pública também se faz com educação, parceria e presença nas escolas. Estamos formando não só crianças mais conscientes, mas cidadãos mais preparados para o futuro”, afirmou.
Além dos estudantes, a cerimônia contou com a presença de pais, professores, lideranças comunitárias e autoridades como o vereador Sídnei Matias; o major Costa, do Corpo de Bombeiros; representantes da Guarda Municipal e da Educação, e a primeira-dama Juliana Yagushi, que representou o prefeito Tiago Amaral. As próximas formaturas já têm data marcada. No dia 1º de julho será a vez da Escola Municipal Salim Aborihan, com 68 formandos, e no dia 3 de julho a Escola Corveta Camaquã encerra o ciclo de 2025 com 46 alunos. Ambas as solenidades ocorrem às 10h e são abertas à comunidade.

