Projeto Letramento Digital inicia nova etapa de oficinas em escolas municipais de Londrina
A iniciativa, que acontece no contraturno escolar, faz parte do compromisso da Prefeitura de Londrina com a formação digital de crianças, preparando-as para os desafios do mundo tecnológico e promovendo a inclusão digital desde a educação básica

O projeto Letramento Digital, que capacita alunos da rede municipal de Londrina em conceitos de programação e robótica, iniciou nesta terça-feira (18) uma nova etapa de oficinas, com a participação de mais de 340 estudantes do 4º e 5º ano. A iniciativa, que acontece no contraturno escolar, faz parte do compromisso da Prefeitura de Londrina com a formação digital de crianças, preparando-as para os desafios do mundo tecnológico e promovendo a inclusão digital desde a educação básica.
A abertura dessa nova turma ocorreu na Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, com a presença de autoridades e educadores. A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sheila Brandão, ressaltou a importância do projeto e incentivou os alunos a se dedicarem às atividades, destacando a qualidade do material didático, fornecido gratuitamente aos participantes. As oficinas acontecem durante o primeiro semestre e envolvem 12 unidades escolares do município, com a previsão de que todos os estudantes possam vivenciar a experiência prática de aprender programação e robótica.
Cada aluno receberá um kit completo, com livros didáticos da Facti (Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação) e a placa micro:bit, ferramenta utilizada para programar robôs e desenvolver projetos de programação. Nas 90 horas de formação, os estudantes vão aprender Pensamento Computacional, Robótica, Criatividade e Resolução de Problemas, além de desenvolver habilidades importantes para o trabalho em equipe e inovação. O projeto já formou 1.529 alunos desde sua implantação, em 2022, e a expectativa é que as turmas de 2025 sigam o mesmo sucesso das anteriores, com destaque para a apresentação de projetos inovadores ao final do curso.
O professor Josué Junior, responsável pelas oficinas na Escola Joaquim Vicente de Castro, explicou que o aprendizado é feito de forma prática, com os alunos utilizando plataformas como Scratch e MakeCode para desenvolver jogos e robôs. “É impressionante ver como os alunos se dedicam a aprender. Eles começam com noções simples, mas ao final conseguem criar algo completo, com lógica e funcionalidade”, afirmou o educador. A aluna Rebeca, que participou das edições anteriores, compartilhou sua experiência, reforçando como o projeto pode transformar o aprendizado e abrir portas para novas possibilidades.
Além da capacitação para os alunos, o Letramento Digital também abre espaço para a formação de novos multiplicadores de conhecimento. Até o dia 30 de março, estão abertas as inscrições para interessados em atuar como agentes multiplicadores, capacitando outros professores e profissionais para disseminar o aprendizado em suas comunidades. Esse modelo de formação vai além da simples capacitação, buscando formar uma rede de educadores preparados para trabalhar com as tecnologias do futuro e promover a inclusão digital de forma ampla.
O projeto Letramento Digital, que tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma das iniciativas mais inovadoras em Londrina, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas essenciais para o século XXI. Com o sucesso da primeira implantação no município, o programa se prepara para ser expandido a outras cidades, mantendo seu foco na democratização do acesso à tecnologia e na formação de uma geração mais capacitada para o mercado de trabalho. Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.

