Projeto MusicalMente leva musicoterapia a CCIs de Londrina e beneficia famílias com Alzheimer
A iniciativa do Instituto Não Me Esqueças amplia o acesso ao cuidado humanizado, promove qualidade de vida e fortalece vínculos por meio da música em regiões Norte, Leste e Oeste da cidade

O Instituto Não Me Esqueças (INME) iniciou uma nova fase do projeto MusicalMente, expandindo as sessões de musicoterapia para os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) das regiões Norte, Leste e Oeste de Londrina. Com a ampliação, 18 famílias que aguardavam na lista de espera passaram a ser atendidas em seus próprios territórios, facilitando o acesso ao tratamento e promovendo bem-estar para pessoas com Alzheimer e seus cuidadores.
As oficinas seguem a mesma metodologia aplicada na sede do Instituto, com foco no cuidado centrado na pessoa. A proposta valoriza vínculos afetivos e a estimulação cognitiva por meio da música. “A musicoterapia, por si só, já contempla objetivos de estimulação e desenvolvimento de aspectos biopsicossociais e emocionais”, explicou Paola Rodrigues, musicoterapeuta do INME. “Buscamos também fortalecer as funções preservadas, oferecer um espaço seguro para expressão emocional e aliviar a sobrecarga do cuidado.”
As atividades começaram no dia 23 de julho e acontecem sempre às sextas-feiras. A recepção tem sido calorosa em todas as unidades. No CCI Leste, seis pessoas com declínio cognitivo e seus familiares participaram da estreia. “Adoramos receber esta oficina”, disse a coordenadora Patrícia Selvatici Preto. “O projeto enriquece o trabalho do Centro, estimulando memória, concentração, criatividade e promovendo socialização, fundamental para mais qualidade de vida e autonomia.”
No CCI Oeste, a coordenadora Roseli Sonoda Gomes também celebrou a chegada do projeto. “Atividades musicais são fundamentais no cuidado com pessoas com Alzheimer. Estimulam habilidades cognitivas e motoras e fortalecem vínculos afetivos, mesmo quando há dificuldades de comunicação verbal. A música torna-se uma potente forma de conexão.”
A expansão do projeto MusicalMente reafirma o compromisso do INME com um cuidado gratuito, contínuo e humanizado às pessoas com demência. Ao ocupar espaços públicos com terapias não medicamentosas, o Instituto fortalece redes de apoio e combate o isolamento social — um dos fatores que agravam o quadro da doença.
Sobre o Instituto Não Me Esqueças
Fundado em 2017, o INME é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Londrina, referência nacional em atendimentos gratuitos a pessoas com Alzheimer e outras demências. O trabalho é focado em terapias não medicamentosas, promoção da autonomia e acolhimento aos parceiros de cuidado. Mais informações: www.naomeesquecas.org.br.