Projeto “Orquestrando o Futuro” leva musicalização com instrumentos de cordas a crianças da rede municipal de Londrina
Iniciativa patrocinada pelo Promic oferece oficinas e concertos para alunos de 4 a 11 anos, estimulando o aprendizado coletivo e a formação de público para música erudita

Desde fevereiro de 2025, a segunda edição do projeto “Orquestrando o Futuro – Oficinas e Concertos” vem oferecendo a crianças da rede municipal de Londrina uma vivência prática e coletiva com instrumentos de cordas, como violino, violoncelo e contrabaixo. A iniciativa é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura e voltada para alunos de 4 a 11 anos. Criado em 2023, o projeto nasceu como desdobramento do “Orquestrando com Educação”, com o objetivo de proporcionar a primeira experiência instrumental a iniciantes, ampliar o acesso a mais escolas e dar continuidade à formação de alunos interessados mesmo após saírem da rede municipal.
Sob coordenação da pianista Irina Ratcheva, o trabalho conta com professores experientes como Barbara Scarinci (violino), Natanael Fonseca (violão), Mucio Lobato (violino), Jorge Luiz Souza (contrabaixo) e o maestro e violinista Evgueni Ratchev, da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que participa de aulas e concertos. As oficinas semanais acontecem às segundas-feiras, às 18h30, na Biblioteca Pública Central de Londrina. Em 2025, o projeto atende 31 alunos, divididos entre turmas de continuidade e iniciantes, permitindo um acompanhamento pedagógico adaptado.
Além disso, há oficinas quinzenais de musicalização para crianças de 4 e 5 anos em quatro escolas municipais: Irene Aparecida da Silva, Machado de Assis, Professora Tereza Canhadas Bertan e Elias Kauam, conduzidas por Beathriz Caetano e Letícia Marchioli. O repertório privilegia o folclore brasileiro, como cantigas de roda, e também peças do folclore internacional. Os instrumentos são cedidos pela Artis Colegium Associação Cultural, parceira do projeto.
Programação 2025
O calendário inclui mais de 90 oficinas, concertos em escolas e bibliotecas, apresentações dos alunos, uma oficina especial para professores, produção de conteúdos virtuais e pesquisa sobre os resultados pedagógicos e artísticos.
Neste ano, os estudantes também participaram de uma atividade especial com músicos convidados da 14ª Mostra de Música de Câmara, por meio de parceria com outro projeto apoiado pelo Promic.
Inspirado em experiência realizada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina no Festival de Música de Santa Catarina em 2012, o “Orquestrando o Futuro” reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à música, a formação de plateia e o fortalecimento da educação musical desde a infância.